ACONTECE NA SERRA DO RIO

Museu Imperial libera ‘passaportes’ para entradas gratuitas em museus cariocas

Museu Imperial libera ‘passaportes’ para entradas gratuitas em museus cariocas

Já está disponível,  na bilheteria no Museu Imperial, em Petrópolis, a segunda remessa do “Passaporte dos Museus Cariocas”, que permite a entrada gratuita, em dias determinados, em 46 museus do Rio e centros culturais participantes do projeto. No Museu Imperial, a gratuidade será concedida em todas as quartas-feiras até dezembro de 2015. A iniciativa é para comemorar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e nasceu a partir de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o comitê Rio450, da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Segundo a assessoria do museu, para Petrópolis foram disponibilizados cinco mil passaportes. De acordo com o Museu, serão distribuídos 500 por dia e a retirada pode ser feita em todos os dias de funcionamento da bilheteria, de terça a domingo, das 11h às 17h.

Também segundo a assessoria, a primeira remessa foi distribuída em abril deste ano. No formato de um caderno de bolso, os passaportes voltam a ser distribuídos agora em sete pontos. Além do Museu Imperial, o único fora da capital, a retirada também pode ser feita no Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial, Centro Cultural Banco do Brasil e o Sítio Roberto Burle Max.

Além de integrar as instituições envolvidas, o “Passaporte dos Museus Cariocas” cria uma dinâmica lúdica e atraente para estimular a visitação. A exemplo do documento de identificação internacional, o passaporte será carimbado a cada museu ou centro cultural visitado, no espaço reservado à instituição. Três instituições foram incluídas na nova tiragem: Caixa Cultural, Arquivo Nacional e Fundação Eva Klabin.

No Passaporte dos Museus Cariocas, o público encontra a lista completa das instituições participantes e os dias da semana em que cada uma poderá ser visitada gratuitamente. Válido ao longo do ano do jubileu de 450 anos, o passaporte “expira” no último dia de 2015. Os horários de funcionamento devem ser verificados diretamente com as instituições. A relação completa com as instituições participantes pode ser conferida no site do Ibram.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.