Museu Imperial libera ‘passaportes’ para entradas gratuitas em museus cariocas
Já está disponível, na bilheteria no Museu Imperial, em Petrópolis, a segunda remessa do “Passaporte dos Museus Cariocas”, que permite a entrada gratuita, em dias determinados, em 46 museus do Rio e centros culturais participantes do projeto. No Museu Imperial, a gratuidade será concedida em todas as quartas-feiras até dezembro de 2015. A iniciativa é para comemorar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro e nasceu a partir de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o comitê Rio450, da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Segundo a assessoria do museu, para Petrópolis foram disponibilizados cinco mil passaportes. De acordo com o Museu, serão distribuídos 500 por dia e a retirada pode ser feita em todos os dias de funcionamento da bilheteria, de terça a domingo, das 11h às 17h.
Também segundo a assessoria, a primeira remessa foi distribuída em abril deste ano. No formato de um caderno de bolso, os passaportes voltam a ser distribuídos agora em sete pontos. Além do Museu Imperial, o único fora da capital, a retirada também pode ser feita no Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Museu de Arte do Rio, Museu Aeroespacial, Centro Cultural Banco do Brasil e o Sítio Roberto Burle Max.
Além de integrar as instituições envolvidas, o “Passaporte dos Museus Cariocas” cria uma dinâmica lúdica e atraente para estimular a visitação. A exemplo do documento de identificação internacional, o passaporte será carimbado a cada museu ou centro cultural visitado, no espaço reservado à instituição. Três instituições foram incluídas na nova tiragem: Caixa Cultural, Arquivo Nacional e Fundação Eva Klabin.
No Passaporte dos Museus Cariocas, o público encontra a lista completa das instituições participantes e os dias da semana em que cada uma poderá ser visitada gratuitamente. Válido ao longo do ano do jubileu de 450 anos, o passaporte “expira” no último dia de 2015. Os horários de funcionamento devem ser verificados diretamente com as instituições. A relação completa com as instituições participantes pode ser conferida no site do Ibram.