‘Nos Jardins do Museu Imperial…’ faz sua estreia on-line nesta terça-feira
Hoje, às 16h, acontece a estreia on-line do filme “Nos Jardins do Museu Imperial, histórias vividas nos jardins do imperador”, da professora e, agora também diretora e produtora, Beatriz Galvão, através do link:
O evento é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Este ano tema definido pelo ICOM é: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.
O documentário, com duração de 67 minutos, é resultado do projeto memorialístico de pesquisa e criação desenvolvido durante o mestrado profissional em Mídias Digitais da ECO/UFRJ, da roteirista e diretora Beatriz Galvão e traz para o público as histórias vividas nos Jardins do Imperador, narradas por seus frequentadores, desde os ilustres moradores do Palácio Imperial do século XIX, às pessoas comuns, que desde 1940, quando o Museu Imperial foi criado, lá passeiam, namoram, trabalham, estudam, ou seja vivem momentos de suas próprias histórias.
“Venha fazer um passeio pelos Jardins do Museu Imperial!”, convoca Beatriz Galvão, explicando que o filme contou com o apoio da Estácio Petrópolis, que forneceu recursos humanos e técnicos, cedendo equipamentos, profissionais da área e estúdios, além da colaboração de alunos dos cursos de jornalismo e publicidade, que atuaram na produção do projeto, como Atividade Acadêmica Complementar. O documentário, posteriormente, será doado para o acervo do Museu Imperial, o que significa que será preservado para a posteridade.