Orquestra Sinfônica Cesgranrio participa do festival Dell’Arte
A Orquestra Sinfônica Cesgranrio, formada por 54 jovens músicos, sob a regência do maestro Eder Paolozzi vai se apresentar no 15º. Festival de Inverno de Petrópolis/Dell’Arte, neste domingo, dia 12 de julho, às 16h, no Theatro D. Pedro, prometendo repetir o sucesso de sua recém estreia ocorrida no último dia 30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A pianista Patrícia Glatzl será a solista do concerto. No repertório, músicas de Mozart e Beethoven.
A proposta da nova orquestra-escola, chancelada pela Fundação Cesgranrio, é agregar novos talentos em formação musical, oferecendo a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente. Seus integrantes são vindouros de cursos técnicos ou universitários de música. Os jovens se dividem em violino, flauta, violoncelo, oboé, contrabaixo, tímpano, fagote, clarineta, viola e trompete. Uma de suas missões é formar público de música erudita e clássica, democratizando este tipo de segmento da música tão importante para a vida cultural e o enriquecimento humano.
Apesar de também ser jovem, Eder Paolozzi, diretor artístico e regente titular da OSC, já conta com um currículo brilhante, sendo considerado um dos regentes de maior destaque nacional. Sua formação foi no Conservatório Giuseppe Verdi de Milão. No Trinity College of Music de Londres, formou-se em violino. Estudou no Brasil com o renomado Isaac Karabtchevsky. Foi regente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, considerada uma das mais importantes orquestras de projetos sociais no Brasil. Recebeu o prêmio da orquestra no Festival de Musica Riva, na Itália, ocasião em que foi convidado a reger na Armênia a State Youth Orchestra of Armenia.
Bacharel em piano pela UFRJ desde 2009, Patrícia Glatzl é aluna de mestrado da UFRJ, no curso de Práticas Interpretativas sob a orientação de Myrian Dauelsberg. Nasceu em Juiz de Fora e iniciou seus estudos aos 6 anos de idade. Desde cedo atua como recitalista e solista, já tendo se apresentado sob a regência dos maestros Nelson Nilo Hack, Ricardo Tacuchian e Roberto Tibiriça. Tem participado de concursos nacionais obtendo significativas premiações. Conquistou o 1º lugar no Concurso Nacional de Piano Maria Teresa Madeira, no Rio de Janeiro e o prêmio de melhor intérprete de Bach, em 2005, no Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella, em Juiz de Fora.
A entrada é franca. Pede-se a doação de um alimento não perecível.
PROGRAMA
WOLFGANG AMADEUS MOZART
Abertura da Ópera Cosi Fan Tutte k.588
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Sinfonia n. 1, Op.21
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Concerto para piano n.4 Op.58