ACONTECE NA SERRA DO RIO

Os melhores materiais para bancada e pia de cozinha

Os melhores materiais para bancada e pia de cozinha

Colunista Fernanda Lopes

A escolha do material da bancada para cozinha é uma das importantes decisões que se deve tomar em uma reforma ou construção. Isso porque a bancada tem múltiplas funções em uma cozinha: apoio para a preparação dos alimentos, mesa para refeições rápidas e até mesmo para divisão de ambientes em alguns casos.

A bancada ideal é aquela que se adapta aos diversos usos no dia a dia dos moradores, ao mesmo tempo que tenha fácil manutenção e durabilidade. Por isso, a bancada para cozinha deve ser produzida a partir de um material estável e muito resistente, como a pedra.

Embora outros elementos — como inox e madeira — também possam ser usados, a pedra é a matéria-prima favorita por sua versatilidade. As pias em inox vem com a dificuldade relacionada aos padrões de tamanho que nem sempre atendem à necessidade do ambiente, enquanto a madeira, mesmo muito tratada, não vai apresentar a mesma durabilidade e também acaba acumulando mais bactérias por possuir mais porosidade.

São diversas opções de pedras para bancada de cozinha disponíveis no mercado hoje, das mais naturais às mais sintéticas. A seguir, veja as opções que selecionei para lhe auxiliar na sua decisão.

Granito

Possui baixo custo e é a pedra natural mais comum em bancadas para cozinha. A aparência dessa rocha varia bastante em termos de cor e de padrão: do mais granulado ao mais liso, como o São Gabriel e o Preto Absoluto.


Imagem do Pinterest

Por ser um material natural, sempre vai variar em tonalidades e padrão a cada corte da pedra. Um charme e exclusividade que só a natureza oferece.

O granito é resistente a impactos e a altas temperaturas. No entanto, é uma pedra que exige cuidados na manutenção, pois absorve líquidos e pode ficar manchada. Por isso, vale a pena considerar um serviço de impermeabilização para garantir que sua bancada fique melhor conservada.


Imagem do Pinterest

Mármore

Mais nobre que o granito, o mármore também é uma pedra natural. A diferença no visual é que o mármore tem padrões diferenciados e implica em mais atenção na hora de combinar com a cor do mobiliário da cozinha.


Imagem do Pinterest

Trata-se de uma pedra com maior porosidade e que risca facilmente. Portanto, seu uso não é muito indicado em bancada de cozinha com pia, em razão do contato direto com água. Apesar disso, é um material que pode trazer muita sofisticação para a superfície de outros móveis na cozinha.

Quartzo Sintético

Popularmente chamado de silestone, é uma pedra sintética também conhecida como mármore composto porque é composta de quartzo com adição de resina de poliéster. Sua aparência é lisa e há diversas opções de cores, sendo o branco o mais tradicional.


Imagem do Pinterest

Em termos de resistência a riscos e manchas, o silestone é uma opção superior ao granito e ao mármore, pois o quartzo tem baixa porosidade. Ainda assim, é preciso ter cuidado com objetos quentes, como panelas e assadeiras, por causa da resina. Manchas químicas também podem ocorrer nesse tipo de superfície, podendo ser provocadas por produtos como sabão e vinho, entre outros.


Imagem do Pinterest

Outra vantagem do quartzo sintético é que o material pode ser recuperado em caso de danos: retira-se apenas a área prejudicada e substitui-se pelo mesmo material de forma que as emendas fiquem invisíveis. E além disso, a variedade de cores é absurda, permitindo criar ambientes com cores vibrantes.

Nanoglass

O nanoglass é um elemento industrializado feito com resina e pó de vidro. Sua aparência é branca e de brilho intenso. A superfície polida do nanoglass garante baixa porosidade e resistência a manchas, mas não suporta altas temperaturas.


Imagem do Pinterest

Como tem vidro na composição, o material é muito rígido e de delicado manuseio. Para evitar trincas e rachaduras que não podem ser recuperadas, é preciso contratar uma instalação altamente especializada.

Porcelanato

Amplamente utilizado como revestimento em paredes e pisos, o porcelanato também pode ser usado nas bancadas. Mas, diferentemente das outras pedras, não pode ser instalado diretamente sobre o móvel. Ou seja, é necessária uma estrutura metálica específica para fixação.


Imagem do Pinterest

Os tampos desse tipo de cerâmica são uma opção interessante para a bancada de cozinha com pia, pois trata-se de um material de baixa porosidade e fácil manutenção. Porém, é preciso levar em conta que o porcelanato não é tão resistente a impactos como outras pedras.

Madeira

As bancadas em madeira são muito populares nas revistas de design e também no famoso Pinterest, mas sobre elas, tem uma matéria passada que fala detalhadamente sobre este material. Por isso, caso deseje mais informações sobre bancada em madeira, recomendo a leitura desta matéria específica.

E aí, gostou das informações?
Espero que lhe ajude a tomar sua decisão.

Caso precise de uma consultoria, me procure no Instagram @fernandalopesinteriores que terei prazer em lhe ajudar.

Um abraço e até a próxima!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.