Parque Nacional da Serra dos Órgãos: visitas agora são gratuitas em Petrópolis
Um dos principais atrativos naturais da região serrana do Rio, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, agora pode ser visitado sem necessidade de agendamento e com entrada gratuita, em sua área pertencente à Petrópolis.
O Parnaso foi criado em 1939 para proteger a paisagem e a biodiversidade do trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro e possui 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).
De acordo com os técnicos do ICMBio, o acesso à parte mais baixa é limitado a 300 pessoas por dia e ocorre por ordem de chegada. É nesta área onde estão os bosques, cachoeiras, como o Véu da Noiva, e os poços.
Já o acesso à parte alta, tem limitação de 100 pessoas por dia e conta com a trilha do Morro do Açu e seus atrativos, como o Portais de Hércules.
Horário de funcionamento do Parnsaso:
A sede do Parnaso funciona todos os dias das 7h às 16h. Para acesso à parte alta (Trilha do Sino e Trilha do Açu), por questões de segurança e logística, é autorizada a entrada das 7h às 09h. Para o retorno, o ideal é a descida iniciar até 14h.
COM INFORMAÇÕES DO SITE SOU PETRÓPOLIS (https://soupetropolis)