Paulo Santoro leva seu violoncelo ao Soberano Itaipava no show “Trilhas da Vida Toda” do maestro Roger Henri
No show “Trilhas da Vida Toda” o público vai revisitar trilhas sonoras marcantes de novelas e minisséries e atestar ao vivo e com prazer a magia se repetir no Soberano Itaipava
No dia 14 de abril, sexta-feira, às 21h, Itaipava recebe o show “Trilhas da Vida Toda”, no Soberano Itaipava para relembrar trilhas de personagens de novelas e minisséries.
Suas mais de 2.000 músicas para trilhas sonoras fazem parte do nosso cotidiano e se tornam permanentes em nossa memória, como os temas de Supercine, no ar há 30 anos, Globo Repórter, Fantástico , No Limite, Altas Horas, e canções de minisséries como Um só coração, Desejo e Memorial de Maria Moura, ou das novelas Viver a Vida, Insensato Coração, Babilônia, Mulheres de Areia, Anjo Mau, Paraíso Tropical, Entre O Céu e o”Mar e Lado a Lado – vencedora do Emmy Awards -, o arranjo da música “Canção da América” de Milton Nascimento, homenagem que fez na ocasião da partida do nosso herói brasileiro, uma das preferidas do campeão Ayrton Senna, entre muitas outras.
– Hoje tenho seguidores comentando minhas trilhas, contando inclusive passagens de suas vidas que foram marcadas por elas. Será um show de músicas inesquecíveis, tocadas como nunca se ouviu. Relembrar essas músicas dá aquela nostalgia até mesmo para quem não viveu a época, já que até hoje as emissoras fazem reprises das teledramaturgias de maiores sucessos.
Serão 16 canções , entre elas “Medley Cinema (A Pantera Cor de Rosa/Et/missão Impossível/Star Wars, “ Supercine”, “Verão de 42”, “Nona de Beethoven”, O Trenzinho do Caipira, “Fly me To The Moon/Chega de Saudade”,”Desejo”,”Cinema Paradiso”,”Em Algum Lugar do Passado”, “A Lista de Shindler”, “Top Gun”, “Entre o Céu e o Mar” (da Novela Porto dos Milagres),”Dindi”, “Raindrops Falling On My Head”(do filme Butch Cassidy ),” When You Wish Upon A Stars”( do filme Pinocchio ),” Somwhere Over The Rainbow”(do filme O mágico de Oz )
Roger Henri, na guitarra, estará acompanhado por Paulo Santoro (violoncelo) Adaury Motté (piano) e José Carlos “Bigorna” (sax e flauta). O show terá a participação da cantora e compositora Karina Duque Estrada.
“A música incidental instrumental (música de cena ou de fundo) é boa quando ela não é ouvida e sim sentida no contexto. Agora, com os shows, podemos atestar isto, ao vivo, com todo prazer.”, diz Roger.
Segundo o maestro Roger, cerca de 70% das canções executadas numa novela são instrumentais. Por isso, “é preciso ter a sensibilidade (do instrumental) ser coadjuvante na cena, passando tanto o sentimento do texto como a sonoridade”.
“A proposta é envolver o público, convidando-o a cantar junto trechos tão conhecidos e memoráveis das nossas novelas brasileiras”, conclui o maestro.
Roger Henri
A história da teledramaturgia passa pelos sons criados pelo maestro Roger Henri, que já compôs cerca de 2000 músicas veiculadas em trilhas sonoras, algumas das quais já fazem parte da memória musical do brasileiro, como o tema de abertura do Supercine, no ar há 30 anos;
Compôs a trilha original da novela Lado a Lado da TV Globo vencedora do Emmy Awards em N.Y considerado o Oscar da TV mundial.
Atuou como arranjador de artistas como, Nana Caymmi, Danilo Caymmi, Daniela Mercury, Gal Costa, entre outros;
Diretor musical e compositor da trilha original do recém lançado filme “Maria – ninguém sabe quem sou eu” sobre a vida de Maria Bethânia;
A telenovela Babilônia também tem trilha original assinadas pelo maestro Roger Henri, responsável ainda por trabalhos clássicos em minisséries como Engraçadinha, Desejo e Memorial de Maria Moura e novelas como Paraíso Tropical, Lado a Lado e Insensato Coração, entre tantas outras;
Criou o primeiro arranjo da abertura do Globo Repórter; fez a releitura da versão do Tema da Vitória utilizada durante a cobertura do funeral de Ayrton Senna. Além disso, contabiliza em seu currículo passagens pelas principais gravadoras (Som Livre, Universal, RGE e outras), assim como participações em Festivais da Canção; Diretor Musical dos Eventos “Via Crucis” e “Vigília” na visita do Papa Francisco com Direção Geral de Ulysses Cruz; criou várias marcas musicais para as vinhetas de Hans Donner.
Paulo Santoro
Um dos mais destacados violoncelistas brasileiros, Paulo Santoro é professor de violoncelo do Conservatório Brasileiro de Música e de diversos festivais de música pelo país, diretor artístico da Camerata Rio de Janeiro e violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Formado pela Escola de Música da UFRJ, atuou como professor de música de câmara e é músico desta mesma instituição.
Na Indiana University School of Music, Bloomington, teve aulas de violoncelo com os professores Emilio Colón, Tsuyoshi Tsutsumi e Janos Starker, terminando o curso com nota máxima. Estudou música de câmara com Jean-Louis Haguenauer e Leonard Hokanson. Fez parte da Indiana University Philharmonic Orchestra e da Indiana University Concert Orchestra sob a regência dos maestros Kurt Masur e Mstislav Rostropovitch, entre outros. Participou ainda do Indiana University Cello Ensemble.
Já se apresentou em recitais por todo o Brasil e em países como África do Sul, Paraguai, Bolívia, Alemanha, Suíça e Estados Unidos, além de ter tocado como solista de várias orquestras, dentre elas a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Unisinos e Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Em 2010, foi o vencedor do XIII Prêmio Carlos Gomes na categoria conjunto de câmara pelos concertos com a série de 17 quartetos de Villa-Lobos e pelos concertos didáticos realizados no Acre. Foi agraciado ainda com o prestigiado prêmio Rumos Itaú Cultural na edição 2007-2009, lançando um DVD de sua apresentação ao vivo em São Paulo. No ano de 1995, recebeu por unanimidade da União Brasileira dos Escritores a condecoração “Personalidade Cultural do Ano”.
Atualmente, faz parte do Duo Santoro, Quarteto Santoro, Quarteto Continental, Paulo Santoro e Jazz Piano Trio, Trio Santoro-Staneck, Brasil Trio e o Duo Paulo Santoro-Maria Tereza Soares. Participa de diversos festivais de música contemporânea pelo Brasil, onde estreou inúmeras obras de compositores brasileiros, tais como Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes, Nestor de Hollanda, Guilherme Bauer, Ricardo Medeiros, Sérgio Di Sabbato, Caio Senna, entre outros. Possui vários CDs gravados e em seu último trabalho recebeu a seguinte crítica da revista britânica The Strad: “Paulo Santoro brilhou em seu solo, encantador e inspirado”.
SERVIÇO:
⮚ Show: Roger Henri – “Trilhas da Vida Toda”
⮚ Data: 14 de abril, sexta-feira, às 21h
⮚ Local: Soberano Itaipava- Shopping Estação Itaipava – Estrada União e Indústria, 11.000 – Itaipava , Petrópolis.
⮚ Entrada: 120 (inteira) 60(meia)