Pequena Tribo, programa educacional de contraturno escolar, é implementado em escola municipal no Bonfim
Aulas começam no próximo mês para 40 crianças de seis a dez anos
O Instituto Jonas Masetti fechou convênio com a Secretaria de Educação de Petrópolis para implantação do Pequena Tribo no município. O programa educacional extracurricular promove, no contraturno escolar, período em que as crianças ficariam ociosas em casa, dinâmicas que estimulem o desenvolvimento de suas competências socioemocionais. Nesse primeiro momento serão disponibilizadas 40 bolsas de estudos para atender crianças de seis a dez anos da Escola Municipal Odette Young Monteiro, no Bonfim, que passam a ter ensino integral com o Pequena Tribo.
Na segunda-feira (12/09) foi realizada a primeira reunião com os pais das crianças. Na ocasião foram apresentados os objetivos do programa e como vão ser trabalhados os conteúdos e as oficinas do Pequena Tribo, que vai funcionar em dois turnos (manhã e tarde) dentro da unidade escolar municipal. “Os pais saíram muito empolgados da reunião. Não só eles, mas toda a equipe da escola. Vai ser uma oportunidade única para essas crianças porque vimos a alta qualidade do conteúdo que será repassado, sem falar nos profissionais que vão trabalhar com as crianças. Minha previsão é de sucesso!”, disse Liliane Costa, diretora da Escola Municipal Odette Young Monteiro.
Dentro de um programa pedagógico de excelência, elaborado por profissionais altamente qualificados, a ideia do Pequena Tribo é primordialmente valorizar e contar a cultura dos povos ancestrais por meio de oficinas pedagógicas e lúdicas, em um ambiente onde meninos e meninas possam desenvolver ao máximo suas potencialidades.
“Primamos por um conteúdo pedagógico de alta qualidade para as crianças do Pequeno Tribo. Escolhemos profissionais de excelência dentro da pedagogia para fazerem um programa muito bem estruturado que trabalha macrocompetências importantes para o desenvolvimento da criança”, conta o professor tradicional de Vedanta Jonas Masetti, idealizador da iniciativa. E ele complementa: “Fico feliz em poder contar a história dos povos originários para essas crianças. Mostrar que nós brasileiros também temos uma tradição originária que vem dos índios, em especial os da Amazônia”.
A essência do Pequena Tribo é contar a história das civilizações valorizando seus ancestrais e povos originários como, por exemplo, os índios brasileiros da Amazônia, a cultura originária americana, árabe, angolana, entre outras. Além disso, o programa envolve a alimentação com lanche, a promoção da saúde e outras experiências como: desenvolvimento de criatividade, da livre expressão, educação ecológica, fortalecimento da autoestima, técnicas de respiração, atenção plena e manifestações corporais e artísticas.
Todas as atividades são trabalhadas de forma integrada. Tudo se inicia com a contação de histórias. São contos de alguma cultura ou tradição. Com esse ponto de partida, as demais atividades se desenrolam em vivências. Se forem trabalhar música, teatro ou dança, essas modalidades serão desenvolvidas dentro da tradição que está sendo estudada naquela semana.
“É tudo muito lúdico e desenvolvido com muito carinho para que essas crianças experenciem o melhor. Estamos muito felizes e empolgados com o início das atividades. Gostaríamos de agradecer imensamente à Prefeitura de Petrópolis, à Secretaria de Educação e à direção da Escola Municipal Odette Young Monteiro pela confiança na realização do nosso contraturno”, explica Rodrigo Ribas, coordenador do Pequena Tribo.