PETRÓPOLIS ESTÁ COM 10 EXPOSIÇÕES ABERTAS
No Centro de Cultura Raul de Leoni três novas exposições estão em cartaz. “Petrópolis: ontem e hoje”, montada na galeria Van Dijk, traz fotos do município em dois momentos: os primórdios de sua fundação e hoje. Antônio Filipak, Cláudio Partes, Isabela Bentes, Juliana Brasil, Moisés Pregal e Robert Bessa são os fotógrafos que re-interpretaram fotos antigas de alguns pontos da cidade. O visitante faz uma viagem no tempo e percebe as mudanças ocorridas na cidade.Na Galeria Aloísio Magalhães, a mostra “Centro de Cultura: uma história viva” tem fotos do Centro de Cultura Raul de Leoni em seus diversos momentos, desde a antiga Biblioteca Municipal, passando pela construção do prédio atual até a presente data. Também são mostradas algumas exposições acontecidas e seus personagens em tempos passados. Um vídeo mostrando a construção do prédio ficará disponível aos visitantes durante toda a mostra.
A Fundação de Cultura e Turismo apresenta parte de seu acervo na Galeria Djanira em “Nosso acervo”, com pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e algumas esculturas. São obras de diversos artistas da cidade e de outras partes do país. Boa parte foi obtida por meio de doações feitas pelos próprios artistas que expuseram em algum momento numa das galerias da FCTP e outras foram doadas por instituições culturais.
A Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta recebe pela primeira vez uma exposição, com a inauguração do Espaço de Cultura e Arte, dentro da programação da Semana da Mulher. A paulista Bea Corradi apresenta na mostra “Despertar” uma série de pinturas na qual a figura da mulher é presente como um símbolo de resistência aos abusos que elas sofrem. Os relatos e histórias de mulheres fortes, que ousaram enfrentar o sistema lutando pela igualdade de direitos, são temas que servem como fonte de inspiração para o desenvolvimento das suas obras.
Em comemoração aos 173 anos da fundação de Petrópolis, a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral preparou a exposição “Um passeio por Petrópolis”, com o objetivo de recuperar, divulgar e salvaguardar a memória petropolitana, assim como o acervo que compõe o Arquivo Histórico e a Biblioteca Municipal. Serão expostos documentos, fotografias, quadros, jornais, livros, mídias, revistas e objetos tridimensionais retratando toda a construção da cidade através de fatos curiosos, lugares marcantes e aspectos históricos encontrados desde 1843 até os dias atuais.
A exposição cenográfica “Bem-vindos! Eu sou Petrópolis” vai ocupar o Espaço Cultural Inter TV com fotografias que exaltam os valores das riquezas petropolitanas como natureza, história, gastronomia, cultura e arte. Curadoria, design e produção do artista Cláudio Partes, e parceria Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
No Centro Cultural Estação Nogueira, “Conhecendo Petrópolis” é uma exposição comemorativa dos 173 anos da fundação de Petrópolis, composta por 50 fotos que mostram as belezas do Centro Histórico e dos distritos, clicadas por três fotógrafos: Eloir Ferreira, Moisés Pregal e Tânia Brand. As imagens trazem as belezas naturais e históricas, retratando os marcos da era Imperial e da Petrópolis contemporânea.
Em “Espaços transitórios”, alunos do curso de Arquitetura elaboraram maquetes de estruturas que foram montadas no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes. Essas estruturas medem aproximadamente 3x3x3m e são penetráveis pelo público. São estruturas efêmeras, de fácil montagem e que se apresentam para o olhar e o penetrar, num exercício de liberdade fruidora.
Duas exposições podem ser visitadas no CEU Praça Corta-Rio: “Por Elas – Cores e formas”, coletiva das artistas plásticas Carmem Elias, Marcia Loretti, Martha Bulgarelli e Ruth Assunção em homenagem ao Dia da Mulher, que retrata a expressão da força e determinação da mulher, representadas por artistas com falas distintas e olhares diversos. Sentimentos, visões, percepções ou vislumbres diante do mundo, perante o outro, de frente para a vida; e “Parabéns Petrópolis”, com trabalhos dos alunos das escolas municipais da Posse. Desenhos, pinturas e poesias contam a história de Petrópolis e serão expostos em forma de móbiles.
Horários de visitação e endereços:
Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral
De 14/03 a 8/04, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30; sábado, das 8h às 12h
Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico / (24) 2233-1228
Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta
De 8 a 31/03, de segunda a sexta, das 10h às 18h
Av. Koeler, 260 – Centro Histórico / (24) 2246-9077
Centro Cultural Estação Nogueira
De 10 a 27/03, de segunda a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 9h às 13h
Av. Leopoldina, 317 – Nogueira / (24) 2237-3860
De 4 a 27/03, de terça a sábado, das 10h às 18h; domingo, das 10h às 17h
Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico / (24) 2233-1200Centro de Artes e Esportes Unificados Praça Corta Rio (CEU – Praça Corta Rio)
Por Elas – Cores e formas: de 4 a 25/03, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Parabéns Petrópolis: de 15/03 a 01/04, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Estrada União Indústria, 32.965 – Posse (ao lado do CIEP 281 Gabriela Mistral)