Petrópolis, vai sediar duas competições de voo livre neste fim de semana: o “Serra Open” e a “Copa Rio de Voo Livre”. O evento vai acontecer em um dos cartões postais da cidade, a rampa do Parque São Vicente, no sábado (18) e domingo (19). São esperados mais de 50 atletas amadores e profissionais, incluindo nomes consagrados, como Cláudio Leal, o primeiro voador de Petrópolis; o paulista Álvaro Sandoli, três vezes campeão brasileiro e o carioca Carlinhos Niemeyer, vice-campeão do pré-mundial.
De acordo com o Petrópolis Voo Clube (PVC), que organiza o evento, 25 atletas já estão confirmados, mas há expectativa de novas inscrições no momento da competição. A arrumação dos equipamentos começa às 9h30, mas só às 13h30 começam as decolagens com início da competição, que é dividida em duas categorias: Elite, para os profissionais; e Sport, para os iniciantes e amadores da modalidade. Os organizadores explicam que o esporte atrai atletas de todas as idades.
O secretário de Esportes, Hingo Hammes afirma que Petrópolis tem a tradição no voo livre e é considerada a melhor rota do estado. ” É uma honra para a cidade ter o privilégio de receber eventos como esse que atraem atletas de todo o país e nomes importantes na cena esportiva”, comentou.
A cidade recebe frequentemente atletas cariocas, paulistas e mineiros para a prática de voo livre nas rampas da cidade, chegando a mil decolagens feitas nos meses em que as condições climáticas são mais favoráveis – de setembro a fevereiro -, segundo o Petrópolis Voo Clube. A procura pela Cidade Imperial para a modalidade se dá pelas condições de voo, consideradas pelos praticantes, as melhores em todo o estado.
O município conta com três rampas, que estão localizadas no Morin, Siméria e no Parque São Vicente. Todas dão possibilidade de decolagem para todos os quadrantes de ventos.
“Petrópolis tem as melhores condições de decolagem, condições de voo meteorológicas, a própria geografia de Petrópolis proporciona muito essa condição de voo, que é um voo de montanha, alto e com um visual belíssimo. É um voo admirado por todo mundo”, explicou Flávio, tesoureiro do PVC.