Principais detalhes para um Quarto Montessoriano cheio de estilo
Por Fernanda Lopes – Colunista
Os quartos Montessorianos caíram no gosto das mães e pais modernos, que viram nesse estilo, uma boa forma de acelerar o desenvolvimento cognitivo de seus bebês, o que vai muito além do visual lúdico que o estilo oferece.
O estilo é baseado em estudos da italiana Maria Montessori – médica e educadora – e é o mesmo nome do método de ensino criado por ela, que apesar de parecer recente foi criado lá em 1907.
Dentro desta concepção, você cria um ambiente todo voltado para quem vai usá-lo: a criança. Ao invés de montar o quarto pensando em como os adultos vão utilizar. A ideia é dar autonomia e independência à criança, dentro de um espaço seguro. Com tudo ao alcance, a criança fica à vontade para explorar, aprender e se desenvolver livremente.
Então agora, vamos ao principal!
1 – Cama ou berço
Dentro do estilo, ela deve ficar mais próxima do chão, possibilitando que a criança acesse e se levante para sair sem precisar de ajuda e sem correr riscos. A base, é claro deve conter estrado e proteção contra umidade para que a criança não fique exposta ao frio.
A característica cama de casinha, que com certeza você já viu, é a marca registrada deste tipo de decoração.
2 – Tapetes
Além das sensações e texturas que os tapetes proporcionam, é possível utilizar tapetes que já vem com jogos na própria “estampa”. Os tapetes são um convite a brincar no chão!
3 – Espelhos
Apesar de parecer estranho espelhos em quarto infantil, eles possuem uma função muito importante no desenvolvimento da criança, pois permite que vejam e reconheçam o próprio reflexo, estimula visualmente, ensina sobre profundidade, entre outros benefícios para que sua cria se divirta muito e amplie seus horizontes!
4 – Prateleiras
Elas devem estar em níveis baixos e recomendo a colocação de protetores nas quinas. Distribua livrinhos, brinquedos e outros objetos para que crianças peguem e guardem no lugar sozinhas. O que inclusive já ajuda a criança a aprender sobre organização e responsabilidade na mais tenra idade.
5 – Cantinho de desenho e leitura
Vamos chamar de mini home office! Um cantinho com mesa e cadeira em tamanho proporcional para que a criança fique à vontade para ler, escrever, desenhar e pintar. Os famosos rolos de papel de desenho na parede, quadros e similares podem ficar neste espaço que é reservado para que a criatividade role solta!
6 – Disposição das roupas
Armário e cômodas também devem estar ao alcance da criança para que ela participe na escolha das roupas que vai usar, bem como na organização das mesmas.
E então, o que você achou desse estilo? Você já utiliza essa decoração didática no quartinho do seu filho? Ou se animou a organizar o quartinho do pequeno para que ele se sinta mais confortável e possa aprender mesmo dentro da rotina?
Conte sua experiência! Vou adorar saber.
Gosto muito das matérias da Silvana Coelho. Gostaria de ter mais comentários e matérias dela aqui. Jornalista de credibilidade, tudo que comprei por comentário ou sugestão dela fui muito assertivo. Vocês estão de parabéns. Obrigado.