Profissionais se unem para alavancar o setor turístico cervejeiro do Rio de Janeiro
O setor de turismo cervejeiro do Rio de Janeiro acaba de ganhar um aliado para se tornar um grande atrativo no cenário mundial: a CMLC, empresa multidisciplinar criada por profissionais de primeira linha dos setores cervejeiro, de turismo e comunicação, pretende atrair moradores, turistas nacionais e internacionais amantes de cerveja artesanal para o estado. O trabalho pode também possibilitar a criação de novos empregos diretos e indiretos e contribuir na geração de valor para o setor e para a própria economia do estado.
O pontapé inicial já foi dado: case de sucesso para todo o país, a Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro (Accerj-Tur), mais conhecida como Rota Cervejeira RJ e que hoje integra 25 cervejarias da região serrana do Rio de Janeiro, acaba de assinar contrato com a CMLC.
“Não poderia ser diferente, Ana Pampillón, uma das sócias da CMLC, é coordenadora da Rota desde sua criação, em 2014, e conhece à fundo o mercado das cervejarias do estado. Ela faz parte deste processo de crescimento do setor de turismo cervejeiro, principalmente em nossa região serrana. Desta forma, a CMLC só veio agregar conhecimento e esforços para nossa associação. Tenho certeza que esta expertise dos profissionais que fazem parte da empresa trarão novos projetos e nos auxiliarão a crescer ainda mais no setor”, declarou Maurício Almeida, presidente da Rota.
A CMLC, de acordo com a própria apresentação da empresa, é formada por profissionais que acreditam no potencial da colaboração e da criatividade para a resolução de problemas, para a inovação, para o desenvolvimento e a transformação de pessoas, projetos e negócios. Segundo explicou Ana Pampillòn, turismóloga e sommelière de cervejas, o portfólio de serviços da CMLC foi planejado nas experiências mercadológicas e acadêmicas de seus idealizadores e parceiros e tem como objetivo principal impulsionar o setor turístico cervejeiro não apenas do Rio de Janeiro, mas de todo o país.
“A colaboração faz parte de nosso DNA. Acreditamos na potência do ato de colaborar com empatia para termos a capacidade de entender e atender as necessidades de nossos clientes do setor turístico cervejeiro. Começamos a trabalhar aqui no Rio de Janeiro, mas a ideia é difundir este projeto para todo o país”, ressalta Ana Pampillòn.
Completam o time da CMLC Camila Mattos, mestre em Turismo, com especialização em Marketing; Luana Cloper, comunicóloga, especialista em Marketing e Gestão de Projetos; e Rodrigo Baruffaldi, Administrador de empresas, sommelier e mestre em estilos de cervejas.
A CMLC pretende trabalhar não apenas com as cervejarias, mas também com diagnóstico e capacitação de brewpubs e bares de cervejarias do estado, para a criação de experiências turísticas e aprimoramento do atendimento e hospitalidade, visando sempre a satisfação do turista nacional e internacional.
“A CMLC vai atuar em várias frentes de trabalho. Faremos consultoria, diagnóstico e plano de ação para desenvolvimento de pessoas, projetos e negócios; também vamos atuar no setor de educação empresarial, capacitando e reciclando profissionais; na facilitação de workshops para resolução de problemas, e aí entram Planejamento estratégico, (re)desenho de processos ou sistemas, criação de produtos ou serviços, construção ou análise de modelos de negócios; além de organização de eventos, cursos e workshops para o desenvolvimento das empresas, seus gestores e funcionários”, explica Camila Mattos, completando: “Nosso objetivo é a criação e treinamento de uma rede de guias turísticos e sommeliers de cerveja. Queremos nos aproximar e ativar toda a cadeia turística: operadores e agências de viagens, hotelaria, empresas de transporte, restaurantes, OTAs e associações do trade turístico para promoção e venda de pacotes turísticos e visitas guiadas, parcerias em ativações e apoio institucional”.
A consultoria e criação de projetos diversos no âmbito do entretenimento também está no foco da CMLC e contará com a expertise de Luana Cloper, profissional já bastante conhecida neste setor. “Vamos trabalhar estes projetos de entretenimento, alinhados com a criação de estratégias de marketing, materiais de comunicação, plano de mídia e eventos para promoção do Rio de Janeiro como destino turístico cervejeiro”, explica Luana.
Outro ponto importante que a CMLC pretende trabalhar nos próximos meses é a integração de toda a cadeia produtiva do estado, em especial o lúpulo legalizado da Serra Fluminense. “Precisamos integrar toda a cadeia produtiva e assim possibilitar o crescimento do setor turístico cervejeiro, além de gerar novas possibilidades de negócios”, pontuou Rodrigo Baruffaldi, que é muito conhecido no setor cervejeiro como sócio-fundador da OverHop Brewing Co.
Com este time de primeira, alguém aí tem alguma dúvida que já é possível aguardar boas novidades para o setor turístico cervejeiro nos próximos meses? Para se manter bem informado sobre as ações da CMLC fique ligado nas redes sociais: @cmlc.colab