Quatro estilos de decoração Natalina + Inspirações
Colunista Fernanda Lopes
Novembro mal começou e muitas pessoas já estão empenhadas em decorar suas casas para o Natal. A positividade que esta comemoração remete é tudo o que precisamos para tentar pelo menos um encerramento mais leve para um ano assim tão cheio de momentos pesados.
É por isso que trago nesta semana esses 4 estilos de decoração natalina para você que já está querendo antecipar esse clima de amor, fraternidade e paz.
Mais do que uma data comercial ou exclusiva de uma religião, o Natal se tornou uma tradição ecumênica global que, se aproveitada da maneira ideal, pode trazer bons momentos e uma verdadeira renovação de energias!
Acompanhe a seguir algumas decorações que encontrei com seus estilos comentados para que possam ser úteis para lhe inspirar e lhe ajudar a decidir qual estilo combina mais com você e sua família.
Tradicional
Em uma decoração tradicional natalina não podem faltar as 4 cores: verde, vermelho, branco e dourado. Este tipo de decoração remete ao estilo vitoriano, tendo sua inspiração e referências originadas nas grandes festas da Rainha Vitória – que ditava a moda em sua época.
É um tipo de decor em que não pode faltar a árvore de Natal, muito bem adornada com luxo e brilho.
Luzes, laços, presentes expostos, pinhas, uma lareira, meias penduradas, velas, muitas referências à neve e ao inverno – o que não combina muito com nosso clima, mas que para muitos é indispensável para uma experiência completa de Natal.
A seguir mais algumas referências de decoração tradicional.
Minimalista
Aqui vemos um estilo oposto ao primeiro apresentado. Enquanto alguns querem entrar com tudo no Natal, há quem prefira uma decoração mais discreta, simples, leve e que acaba até combinando mais com o nosso verão aqui.
Para este estilo de decoração, use uma paleta de cores mais neutra, transparência, materiais simples. Ao optar por brilho que seja em uma combinação de branco e bege com dourado, por exemplo. Metais com acabamento escovado também vão bem.
Em um pequeno cantinho é possível montar uma árvore discreta com algumas velas e uma iluminação diferente. Mais frescor e não há necessidade de referências ao inverno: uma vez que aqui abaixo da linha do equador, o Natal se passa na estação mais quente do ano.
A seguir mais inspirações para uma decoração minimalista.
Infantil
Para as pessoas que têm crianças em casa ou vão recebê-las, é possível criar uma atmosfera lúdica e divertida para essa época.
Personagens favoritos, muitas cores, iluminação e até mesmo música vão contribuir para muita diversão e magia para os pequenos. Não esqueça de deixar muitos embrulhos bonitos de presentes bem à vista.
No exemplo, mal se vê a árvore em meio à tantas referências de animações infantis. Com direito até mesmo a um trenzinho para dar mais movimento e dinamismo. A criançada pira, com certeza!
Mais referências de decoração infantil.
Boho
O estilo Boho na decoração de Natal também permite um certo equilíbrio com a atmosfera de nossa região. A paleta de cores clama por tons que remetem à natureza: verde, cores de palha, tons terrosos.
Prefira velas em lugar de lâmpadas, uma vez que a decoração boho, busca valorizar ao máximo o que é mais natural. Para isso, use e abuse das texturas naturais e também do artesanato.
Nesta referência acima, gravetos formam a estrela natalina, a árvore de Natal vem simbolizada nas velas. Um arranjo de flores, caixinhas de vidro com pinhas em um aparador fazem uma decoração com belas referências natalinas.
A seguir mais algumas inspirações de decoração estilo Boho.
Agora conta pra gente qual desses estilos é o seu favorito?
Espero que as inspirações possam te animar e que você possa ter não só um Natal incrível, mas dias incríveis em sua vida!
Um abraço e até semana que vem!