Revestimento Hexagonal – Como usar o favorito do momento
O revestimento hexagonal já está em cena faz algum tempo, mas agora vem conquistando cada vez mais o mundo dos acabamentos. Tanto em pisos como nas paredes, os simpáticos hexágonos vem imprimindo sua graça nas construções e reformas atuais.
Eles são encontrados em diversas escalas, materiais, e mesmo em formatos quadrados de instalação com o desenho sendo formado através de encaixe. Ele dá um toque retrô, mas com aquela releitura contemporânea que gostamos muito de aderir.
A seguir, vou mostrar as principais maneiras de utilizar este tipo de revestimento.
Demarcação de ambiente
No exemplo a seguir, uma forma na qual mais vemos o revestimento hexagonal é na demarcação de ambientes em espaços integrados. Aqui é possível saber exatamente qual é o espaço destinado à cozinha através do piso em hexágonos que se fundem ao piso amadeirado de forma fluida e orgânica.
Mais uma referência do mesmo uso
Mistura de cores
É possível realizar a mistura de duas ou mais cores e tonalidades para criar um efeito diferente e alegre com os hexágonos. É importante que essa escolha seja feita entre revestimentos com o mesmo tamanho e do mesmo fabricante para que a aplicação possua o encaixe e acabamento desejado.
Frontão
O revestimento hexagonal é amplamente utilizado no frontão das pias de cozinha. Podendo ou não se prolongar para as demais paredes do ambiente.
Abaixo vemos o frontão em hexágonos na área do fogão também. E tanto no exemplo anterior, como neste a seguir, a cor do rejunte entra em contraste com o revestimento, para que fique em evidência o formato da placa.
Escala Pastilha
Ele aparece na proporção das pastilhas também; esse formato menorzinho. Neste caso, é comercializado em placas que facilitam a aplicação e a escala reduzida permite que se realizem pouquíssimos recortes.
Abaixo, vemos a aplicação nas paredes e piso de um banheiro, dando ao espaço pequeno uma sensação de amplitude pelo efeito da continuidade.
A seguir, o clássico preto e branco: certeza de uma escolha atemporal. Perceba a cor do rejunte em contraste na parede e no piso.
Como já pôde perceber, há uma infinidade de formas de se utilizar este revestimento tão versátil. Fique com algumas inspirações.
Uma parede de sala com um elegante misto de texturas somado ao piso que continua com o formato hexagonal, porém com desenhos geométricos.
O lavabo ficou sofisticado com o hexagonal em relevo que recebe destaque com a iluminação.
Uma linda cozinha com uma paleta de cores elegante, que se destaca ainda mais no revestimento hexagonal.
Uma copa bem colorida e alegre com hexagonal nas paredes. O restante da decoração retrô deixa tudo ainda mais interessante.
Aplicado em piso, tons neutros. Com certeza essa composição vai durar muitas décadas sem parecer datada.
E você gosta ou não dos revestimentos em hexágono?
Conta pra gente!
Um abraço e até ano que vem!
Feliz 2021 para todos!