Rota Cervejeira RJ é destaque no Fórum Regional de Turismo
Evento aconteceu em Nova Friburgo e reuniu representantes das regiões da Serra Verde Imperial e Caminhos da Serra.
Divulgar o interior do Estado para aumentar o fluxo de turistas. Esse foi o principal tema discutido em Nova Friburgo, na última quinta-feira (24), onde foi realizado o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio, o evento reuniu representantes das regiões da Serra Verde Imperial e Caminhos da Serra.
As autoridades presentes receberam a equipe técnica da Setur-RJ/TurisRio e conheceram projetos e ações desenvolvidas. A Rota Cervejeira RJ foi um dos destaques do evento, servindo como case de sucesso na Serra. Ana Cláudia Pampillòn, coordenadora da Rota, falou aos presentes todo o trabalho de criação e desenvolvimento da Rota Cervejeira.
” Hoje a Rota conta com 20 cervejarias associadas, mais a ACERVA Guapimirim. Temos duas cervejaias em Nova Friburgo, duas de Teresópolis, e 16 de Petrópolis. Precisamos equilibrar esta participação em todos os municípios da Serra. A Rota tem atraído cada vez mais o interesse dos turístas do país inteiro e até do exterior. Somos parceiros importantes para o desenvolvimento também dos demais segmentos turísticos. Ganham todos: o setor hoteleiro, o gastronômico, os pontos turísticos e históricos dos municípios”, lembrou Ana Cláudia.
Durante o evento, os gestores do turismo do interior se interessaram pela Rota Cervejeira e, de início, já foi acertada uma reunião entre os representantes de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim para uma alinhamento estratégico de ações, para que a Rota Cervejeira RJ possa abraçar todos os municípios de forma igualitária.
Os participantes receberam, também, o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Ele é um instrumento de apoio para os representantes, que vão poder se basear nas informações para organizar e estruturar o setor turístico de suas cidades. Além disso, puderam conhecer também um pouco mais do trabalho da ABIH-RJ, Alerj, e Detro, através de palestras ministradas por profissionais dos respectivos órgãos.
Segundo Nilo Sergio Felix, secretário de estado de Turismo, os fóruns são importantes não apenas para o desenvolvimento turístico das regiões, como também para aumentar a interação entre os gestores.
– O turismo hoje é um dos segmentos que mais cresce no mundo e por isso deve estar sempre em pauta. Sabemos das dificuldades, mas não podemos parar de trabalhar. Precisamos nos unir, para juntos atrair cada vez mais turistas para as regiões. A Setur está à disposição dos municípios para ajudar no que for necessário.