Rota Cervejeira RJ levou seu case de sucesso ao 4º Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Serra Verde Imperial
Evento foi realizado em Petrópolis e discutiu integração dos municípios para alavancada do setor turístico da região
A Rota Cervejeira RJ participou na última terça-feira (14), na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, do 4º Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Serra Verde Imperial, evento promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Sectur), que reuniu representantes do governo estadual e das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, além de empresários e representantes do setor.
O fórum – que aconteceu no Sesc Quitandinha e também marcou a assinatura dos Termos de Cooperação do Estado com as prefeituras da região. O evento contou com palestra, painel, mesas de debates, apresentações culturais e experiências gastronômicas. As cidades serranas também apresentaram suas potencialidades turísticas através de estandes, onde os participantes puderam ter uma pequena amostra do que o visitante pode encontrar em cada uma.
Entre as mesas de debates do fórum, o “Turismo cervejeiro como vetor de desenvolvimento econômico”, com a participação de Ana Cláudia Pampillón, coordenadora da Rota Cervejeira RJ; de Mauricio Almeida, presidente da Rota e um dos sócios da cervejaria Rota Imperial, de Guapimirim; de Gilmar Carvalho, diretor da Rota e do Centro de Experiência Cervejeira da Bohemia; de Leandro Leal, presidente da Associação de Microcervejarias de Petrópolis e um dos sócios da cervejaria Colonus; e de Leonardo Thuler Costa, um dos sócios da cervejaria Alpendorf, de Nova Friburgo.
Os integrantes da Rota Cervejeira RJ – que conta hoje com 25 cervejarias associadas nos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu – falaram sobre o case de sucesso do associativismo cervejeiro, que vem gerando ótimos frutos para todo o trade turístico da Região Serrana do Rio.
“O fórum foi de extrema importância porque apresentou todas as vocações da Serra Verde Imperial e fortalecendo todas estas vocações o turismo cervejeiro também terá seu lugar de destaque. Juntas, todas as vocações turísticas da região, têm maior poder de reverberação. O debate e a troca de informações são importantíssimos para o levantamento de todas estas questões necessárias para o fortalecimento do setor”, disse Ana Cláudia Pampillòn ao final do evento.
O fórum faz parte do programa ‘Turismo RJ + Perto’, que visa à integração e à união de esforços para o desenvolvimento do turismo na retomada das atividades pós pandemia. A meta é unir as lideranças públicas municipais, estaduais e a iniciativa privada das cidades do interior com o objetivo de debater a atividade turística no estado.