SER VEGANO É UM HÁBITO DE CONSUMO?
Por Silvana Coelho –
Bem mais do que um hábito de consumo, veganismo é, na verdade, um modo de vida que consiste num conjunto de práticas diversas, enraizadas na ética dos Direitos Animais e na convicção política de que a exploração animal deve ser boicotada e abolida.
Diferentemente dos vegetarianos, os veganos não consomem nenhum tipo de carne ou produtos derivados de animais, como leite, ovos, gelatina ou mel.
Segundo pesquisa do IBOPE, 14% dos brasileiros (cerca de 30 milhões de pessoas) se dizem vegetarianos. A pesquisa também apontou que 55% dos entrevistados, afirmaram que embora seja difícil abrir mão dos derivados dos animais, têm interesse em produtos veganos.
Pensando nisso e preocupado em corresponder às expectativas da sua clientela, o Chef José Luiz Coelho, do Restaurante Alquimia dos Temperos, em Petrópolis, ao longo de sua trajetória não só manteve seus pratos tradicionais, como também incluiu um delicioso e exótico cardápio vegano em seus serviços.
“Sempre gostei de ir às mesas conversar com os clientes para verificar o que gostou, o que não foi do seu agrado e principalmente saber em que podemos melhorar. Foi assim que descobri uma clientela com genuíno interesse na comida vegana e não só inclui como criei um cardápio específico”, empolgado, ressaltou José Luiz Coelho.
Alquimista, como o próprio nome de seu restaurante sugere, o Chef José Luiz estudou incansavelmente, testou e elaborou várias receitas, que além de deliciosas, nos enchem os olhos tamanha beleza dos pratos. Não é à-toa que o sucesso de seus pratos conquistaram muitos adeptos do veganismo afora. Além de facilitar e estimular bastante os que assim como eu, não são veganos, mas que intencionam um dia fazer a transição.
Quem sabe com tantas essas opções no Restaurante Alquimia dos Temperos, você também não se anima?
Mais informações: Restaurante Alquimia dos Temperos –
Av. Ipiranga – 95 – Centro – Petrópolis –
Tel:(24) 2243-6867
https://www.facebook.com/search/top/?q=alquimia%20dos%20temperos&epa=SEARCH_BOX
SEGUNDA SEM CARNE
Segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia para mudanças, dia para tomarmos decisões, começarmos transformações e novidades. Que tal tentar algo que trará um enorme benefício para todos?
A Campanha Segunda Sem Carne se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal* para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a descobrir novos sabores ao substituir a proteína animal pela vegetal pelo menos uma vez por semana.
Existente em mais de 40 países, como nos Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros líderes internacionais, a campanha foi lançada no Brasil em outubro de 2009 e hoje conta com o apoio de governos, personalidades e empresas.
Um dos desdobramentos da adesão ao movimento é a implementação da Alimentação Escolar Vegetariana presente desde 2011 nas escolas municipais de São Paulo, escolas os alunos da rede pública do município de São Paulo têm acesso à refeições 100% livres de produtos animais, trazendo grande impacto positivo. De modo a facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fornece em suas redes receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante.
Texto compilado: https://www.svb.org.br/pages/segundasemcarne/