SOS SERRA lança projeto piloto de educação ambiental em parceria com Secretaria de Educação de Petrópolis

Três escolas municipais de Petrópolis começam este mês um projeto inovador de educação ambiental, realizado pela associação SOS SERRA em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com base no sistema de ensino desenvolvido pela Recickla Educação Ambiental.
“Vale destacar que Petrópolis é uma das cidades brasileiras com maior número de vítimas fatais em desastres socioambientais do Brasil, é fundamental investir em educação ambiental para vivermos melhor neste território. Na realidade, para viver em qualquer lugar”, diz Patricia Salamonde, diretora da SOS SERRA.
O sistema de ensino da Recickla foi criado com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e alinhado aos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) apostando em atividades interdisciplinares, metodologias ativas em sala de aula, muito trabalho prático envolvendo a família dos alunos e trabalhando as competências socioemocionais necessárias para o cidadão do século XXI. Ele inclui 5 apostilas com aulas teóricas e práticas, entregues a cada ano letivo – individualmente – a cada estudante, além do livro do aluno a Recickla disponibiliza um portal interativo com planos de aula e muito apoio aos professores.
Além de todo essa estrutura dada pela Recickla, a SOS SERRA contratou uma especialista em educação ambiental de Petrópolis, uma pessoa que conhece a rede pública, a realidade da cidade e seus desafios, a Marcia Mahler, professora e bióloga.
“E assim estamos fazendo que as atividades práticas envolvam organizações da cidade, que já trabalham com atividades ligadas ao meio ambiente, como: recolhimento do óleo, oficina de compostagem, mini fabrica de papel reciclado, entre outras”, ressalta Márcia.
Ao conhecer o programa, a associação OS SERRA se dispôs a pagar o projeto piloto em 3 escolas públicas durante o segundo semestre de 2025, cada uma em um formato diferente, entre aulas no contraturno e no horário regular, oferecendo ao município a oportunidade de testar o impacto do projeto – sem investimentos extras para a Prefeitura: uma escola de período regular (EM Antonio Leite Garcia/Samambaia), uma escola de período integral (CIEP Guerra Peixe/Cascatinha) e uma oficina de contraturno (Escola Germano Valente/Centro)
A longo prazo, a associação espera que o município adote uma política pública robusta para tratar de temas ambientais em Petrópolis, apostando na educação com a principal ferramenta para zerar o número de mortos na cidade, onde em 2022, 240 pessoas morreram em consequência das enchentes e deslizamentos provocados pelas chuvas de verão.
“Acreditamos que a escola tem um papel essencial na construção de uma consciência ambiental coletiva. A parceria com a SOS SERRA e a adoção do sistema desenvolvido pela Recickla oferecem às nossas unidades de ensino a oportunidade de aprofundar esse compromisso de forma estruturada, com base na BNCC e alinhamento aos ODS. Estamos acompanhando de perto a implementação nas três escolas e avaliando os resultados para, futuramente, ampliar o alcance da proposta na rede municipal”, destacou Ana Carolina Kapler, Secretária de Educação de Petrópolis.
A SOS SERRA:
A SOS SERRA é uma associação sem fins lucrativos que trabalha intensamente na cidade em prevenção e resposta a desastres socioambientais. A ONG aposta em educação e capacitação para que a população aprenda a viver da melhor forma no território, valorizando os pontos altos da cidade e fomentando ações de cidadania/impacto socioambiental, principalmente junto às escolas municipais e lideranças comunitárias.
A Recickla
A Recickla Educação Ambiental é uma startup brasileira que vem inovando na forma como a sustentabilidade é ensinada nas escolas, por meio de um sistema de ensino interdisciplinar alinhado à BNCC e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Seu material didático promove a consciência ecológica, a cidadania e o protagonismo juvenil, oferecendo uma abordagem prática e acessível da educação ambiental.
Criada pela engenheira química Carolina Machado, a Recickla surgiu da necessidade identificada em escolas públicas e privadas de contar com recursos estruturados para abordar o tema ambiental de forma transversal. Desde o piloto em Rio das Flores (RJ), o projeto vem se expandindo com a proposta de criar uma grande rede nacional de ensino ambiental, conectando escolas e fortalecendo o impacto coletivo na formação de uma geração mais consciente e engajada.