ACONTECE NA SERRA DO RIO

Teresópolis volta a ter ‘ Música na Matriz’

Teresópolis volta a ter ‘ Música na Matriz’

Domingo (5/03), às 16h,  a Secretaria de Cultura traz de volta o grande Projeto Música na Matriz. Será na Igreja de Santa Teresa com a Orquestra Jovem da Grota, sob regência do Maestro Wagner Gadelha.

Criado pela Prefeitura de Teresópolis em 1994, o evento visa valorizar e difundir a música erudita e popular, facilitando o acesso do público a concertos de qualidade.

– Este será um ano muito especial para o projeto que comemora 20 anos. Nesta primeira edição de 2016, teremos a presença da Orquestra Jovem da Grota com um grupo de 23 jovens, que executará o programa sob a regência do maestro Wagner Gadelha – disse Secretário de Cultura, Elias Martins.

A Orquestra

A Orquestra de Cordas da Grota foi criada em 1995, a partir do trabalho voluntário de músicos e educadores que queriam oferecer à jovens e crianças da Grota do Surucucu, através da formação musical, uma oportunidade de desenvolvimento humano e social.

O talento e a dedicação dos jovens transformaram o projeto social em um trabalho musical de valor reconhecido. Hoje com 250 alunos de flauta, violino, viola, violoncelo, flauta transversa e percussão, sob a direção de Marcio Selles e Lenora Mendes, os músicos da Orquestra de Cordas da Grota encantam plateias seletas, não apenas pela precisão com que executam peças de Bach, Haendel e Vivaldi, mas também pela irreverência com que combinam a música clássica com instrumentos modernos de percussão e cordas, em releituras empolgantes de clássicos da MPB.

Desde sua criação, a Orquestra vem se apresentando com regularidade em salas de concerto, teatros, escolas e igrejas de todo o Estado do Rio. Em 2006 a convite da Brazil Foundation, os seis jovens que iniciaram o projeto Grota há 20 anos foram representar a Orquestra no IV Annual Gala, um jantar beneficente em Nova Iorque. Em 2008 realizou uma turnê pela América Central a convite do Itamaraty, apresentando-se no Panamá, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua e Belize. Em 2010, ao completar 15 anos, a Orquestra gravou seu terceiro CD.

No ano passado, ao completar seus 20
anos de existência lançou mais dois CDs, que estarão disponíveis no concerto: “Sons da Grota” e “Bach in Rio”.

Confira a programação: 

Concerto em Sol Maior  –            Tomaso Albinoni

Concerto em Ré Maior   –            Antonio Vivaldi

Concerto Tempesta di Mare   –  Antonio Vivaldi

Solo de flauta doce:                     Carlos Rodrigues

Concerto em Si menor  –             Oskar Rieding

Solo de violino:                             Amanda Mateus 

When I’m sixty-four  –                  John Lennon e Paul McCartney 

Por una cabeza –                           Carlos Gardel​

 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.