Tons terrosos – Dicas e Inspirações desta tendência
Colunista Fernanda Lopes –
A reconexão do ser humano com a terra: nossa mãe em comum, que nos nutre e nos dá a vida! É assim que os tons terrosos entram em cena como tendência não somente na moda, mas também na decoração.
São tonalidades quentes de fácil combinação, aconchegantes e que dão uma sensação ótima de imersão na natureza. Além disso, essas cores são facilmente encontradas em elementos e corantes naturais, o que possibilita a utilização de produtos eco-friendly.
Na Pintura
Nesta inspiração vemos três tons terrosos diferentes na porta e em duas paredes. Isso confere uma noção de profundidade no ambiente e ao contrário do que se possa pensar, essa mistura de cores flui de forma natural e muito harmoniosa.
Nos elementos de decoração
Neste ambiente vemos os tons terrosos na cabeceira, almofadas, colcha, tapete e nos vasos cerâmicos. O piso de madeira também tem tonalidades da terra.
Um quarto com essas cores aquece e dá aconchego. Para dormitórios, abra mão dos tons terrosos muito vibrantes e recorra às tonalidades mais rosadas e puxadas para o marsala: elas confortam e criam uma atmosfera propícia ao romantismo. Já os que possuem muita pigmentação de laranjas e amarelos podem deixar nossos sentidos muito em alerta e atrapalhar o sono.
Na cozinha
Ao contrário do dormitório, em uma cozinha os terrosos com pigmentação laranja são muito bem vindos, pois é uma tonalidade que estimula o apetite e aguça os sentidos. Além disso, há muitos tons de laranja (puxados para o ocre) que ficam extremamente elegantes nesse tipo de ambiente.
Nos móveis
Uma sala com base neutra pode receber móveis em tons terrosos. Os tipos diferentes de madeira carregam em si uma rica paleta de cores em tons terrosos que podem dar essa atmosfera natural. Neste exemplo, é ainda associada aos estofados em couro sintético caramelo. Um visual que é atemporal!
Espero que tenha gostado das dicas e inspirações. Caso as aplique, compartilhe conosco!!!
Um abraço e até semana que vem!