Uerj define locais para vestibular de Arquitetura em Petrópolis
Mais de 80 mil candidatos estão inscritos para a prova do vestibular geral da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – que inclui o curso de Arquitetura no campus de Petrópolis. O prazo de inscrição terminou neste domingo (9) com o total de 82.181 inscritos.
A prova, de conceito, está marcada para o dia 13 de setembro e Petrópolis tem três locais de exame: Colégio Estadual D. Pedro II (antigo Cenip), Colégio São José e Universidade Estácio de Sá. Os aprovados farão a segunda prova, esta discursiva, em novembro, já tendo escolhido a carreira que pretendem cursar.
As aulas no campus UERJ de Petrópolis vão começar em março, com duas turmas de 25 alunos cada, e aulas nos turnos da manhã e tarde. A Universidade já selecionou 11 professores, com doutorado, que formam o corpo docente do campus. Arquitetura no campus Petrópolis é o primeiro da UERJ na área – a Universidade oferece 32 carreiras – e o curso surge como referência no país.
Iniciativa inédita no Brasil, a qualificação terá grade curricular com ênfase na região serrana e suas particularidades geográficas, topográficas e de meio ambiente. O curso será seriado, com períodos ininterruptos de março a dezembro.
“Petrópolis é a primeira cidade planejada do Brasil e o curso estar na Cidade Imperial significa reconhecer a importância do planejamento urbanístico que já era preocupação no surgimento do município”, aponta Ana Cristina Cordeiro, coordenadora da comissão organizadora dos concursos para o campus UERJ Petrópolis. A faculdade de arquitetura era uma demanda antiga e sua criação em Petrópolis amplia o alcance da UERJ para fora da cidade do Rio de Janeiro”, completa.