ACONTECE NA SERRA DO RIO

COLUNA ALIMENTE-SE PRA VIDA – Vamos falar sobre a classificação dos alimentos! Como achamos no mercado?

COLUNA ALIMENTE-SE PRA VIDA – Vamos falar sobre a classificação dos alimentos! Como achamos no mercado?

COLUNA NUTRIÇÃO

Mesmo que você não tenha parado ainda para se preocupar com a sua alimentação pode ter percebido que quando vamos ao mercado nos deparamos com inúmeros alimentos diferentes, dos quais podemos consumir crus, cozidos, utilizar em algumas preparações ou simplesmente retirar da embalagem para aquecer ou consumir diretamente sem cozinhar. Esses alimentos possuem uma classificação, que pode ser encontrada no Guia Alimentar para a população Brasileira e eu vou detalhar essa classificação para vocês agora. Os alimentos que encontramos na seção de hortifruti como os vegetais, as frutas, as hortaliças, tudo que vem direto da horta para o mercado, que ao adquirirmos precisamos lavar, higienizar para consumir são os chamados Alimentos In Natura, já os alimentos que compramos pré-selecionados, secos e fracionados ou em farinha e não precisamos fazer o processo de higienização como por exemplo os feijões, arroz, leite, macarrão, farinha de trigo e de milho, carnes são os Minimamente Processados, esses podem ser adicionados de gordura e sal para conservação, mas não necessariamente. Esses dois primeiros grupos de alimentos devem fazer parte da nossa alimentação em maior quantidade, como a base alimentar.

Alimentos Processados são os que passam por uma industrialização com adição de sal, açúcar ou gordura para maior conservação e que perdem parte das características originais, são exemplos desses a conserva de legumes, geleia de frutas, peixes enlatados, molho de tomate, pães, queijos e outros. Estes são utilizados normalmente em preparações culinárias, junto com os alimentos in natura ou minimamente processados, complementando a alimentação, pois apesar de manter uma parte dos nutrientes do alimento original, a adição desses conservantes, altera de maneira prejudicial sua constituição nutricional. Dessa forma os Alimentos Ultraprocessados são verdadeiramente produtos alimentícios que são fabricados industrialmente, possuem lista de ingredientes, são adicionados de sal, açúcar ou gordura, e neste momento não vemos o alimento in natura ou minimamente processado em que o produto é baseado mas apenas o produto final, o qual é apresentado de maneira atrativa e viciante, são os biscoitos recheados, batata Chips, nachos, massas instantâneas, refrigerantes, entre outros, onde o prazo de validade é longo e hoje recebe um selo de “Alto em Gordura; Açúcar” e etc.

Já deu para perceber que devemos sempre optar por mais alimentos in natura e minimamente processados no nosso prato e utilizar os processados apenas como complemento de preparações e receitas. Dessa forma conheceremos melhor, escolhendo melhor e explorando o nosso paladar com alimentos incríveis.

  • Daiane Oliveira é nutricionista, formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.