XXIII Festival Poêterê terá 12 horas ininterruptas de atividades culturais gratuitas
Nesta edição do evento será lançado o livro “A lenda do Poêterê”, que conta a história do personagem símbolo do festival: um menino indígena que se escondia dentro de um sino
Neste sábado, dia 25 de novembro, de 10h às 22h, a cidade de Teresópolis será palco para o XXIII Festival Poêterê – uma iniciativa do Centro Cultural FESO Pro Arte. Com o tema “Pro Arte de Portas abertas”, a edição terá várias novidades como o lançamento do livro “A lenda do Poêterê”, que conta a história de um menino indígena que durante muitos anos ficou escondido dentro de um sino de barro. O personagem foi criado para o primeiro Festival do Centro Cultural FESO Pro Arte, em 2001.
Liderado pela diretora do CCFPA, Edenise Antas, o projeto para transformar em livro infantil a história do Poêterê, que representa os povos originários oriundos da região serrana do Rio, conta com texto de Ana Maria de Andrade e ilustrações de Argélia Mendes. O livro será lançado na abertura do Festival e é uma publicação do Centro Cultural Feso Pro Arte em parceria com a Editora Unifeso.
A história de “A lenda do Poêterê” fala de arte e amor com muita delicadeza e sensibilidade. A produção contou também com uma equipe que mergulhou fundo na pesquisa histórica, na revisão da narrativa e na criação de tramas indígenas que complementam as imagens do livro. Além do lançamento na abertura do Festival, serão realizadas duas sessões de contação de história para as crianças, às 11h e às 15h, seguidas de oficina de aquarela com pigmentos naturais no Espaço AMA Leitura Feso Pro Arte. As ilustrações do livro estarão em exposição no local para apreciação do público.
O Espaço AMA Leitura FESO Pro Arte, aberto ao público em abril deste ano, também promoverá programação especial durante o Festival Poêterê e receberá autores da cidade de Teresópolis para contação de histórias, apresentações teatrais, rodas de conversa e oficinas de arte. O evento é também a culminância de todo o trabalho realizado ao longo do ano, com encontros entre público e escritores locais, além da formação de mediadores de leitura através do curso voltado para estudantes das graduações de Pedagogia e de Psicologia e profissionais da área da Educação.
O espaço AMA Leitura FESO Pro Arte fica no Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFPA), em Teresópolis, e atua como parceria de colaboração cultural entre o Instituto AMA Leitura e o CCFPA, sob a direção de Ana Maria de Andrade e Edenise Antas. As ações em prol da literatura infanto juvenil (LIJ) têm por objetivo a formação de novos leitores desde a infância e de mediadores de leitura para atuação em escolas, bibliotecas e espaços culturais da cidade.
Confira a programação completa pelo Instagram @institutoamaleitura e as demais atrações do Festival Poêterê em @feso.proarte.