ACONTECE NA SERRA DO RIO

XXIII Festival Poêterê terá 12 horas ininterruptas de atividades culturais gratuitas

XXIII Festival Poêterê terá 12 horas ininterruptas de atividades culturais gratuitas

Neste sábado, dia 25 de novembro, de 10h às 22h, a cidade de Teresópolis será palco para o XXIII Festival Poêterê – uma iniciativa do Centro Cultural FESO Pro Arte. Com o tema “Pro Arte de Portas abertas”, a edição terá várias novidades como o lançamento do livro “A lenda do Poêterê”, que conta a história de um menino indígena que durante muitos anos ficou escondido dentro de um sino de barro. O personagem foi criado para o primeiro Festival do Centro Cultural FESO Pro Arte, em 2001.

Liderado pela diretora do CCFPA, Edenise Antas, o projeto para transformar em livro infantil a história do Poêterê, que representa os povos originários oriundos da região serrana do Rio, conta com texto de Ana Maria de Andrade e ilustrações de Argélia Mendes. O livro será lançado na abertura do Festival e é uma publicação do Centro Cultural Feso Pro Arte em parceria com a Editora Unifeso.

A história de “A lenda do Poêterê” fala de arte e amor com muita delicadeza e sensibilidade. A produção contou também com uma equipe que mergulhou fundo na pesquisa histórica, na revisão da narrativa e na criação de tramas indígenas que complementam as imagens do livro. Além do lançamento na abertura do Festival, serão realizadas duas sessões de contação de história para as crianças, às 11h e às 15h, seguidas de oficina de aquarela com pigmentos naturais no Espaço AMA Leitura Feso Pro Arte. As ilustrações do livro estarão em exposição no local para apreciação do público.

O Espaço AMA Leitura FESO Pro Arte, aberto ao público em abril deste ano, também promoverá programação especial durante o Festival Poêterê e receberá autores da cidade de Teresópolis para contação de histórias, apresentações teatrais, rodas de conversa e oficinas de arte. O evento é também a culminância de todo o trabalho realizado ao longo do ano, com encontros entre público e escritores locais, além da formação de mediadores de leitura através do curso voltado para estudantes das graduações de Pedagogia e de Psicologia e profissionais da área da Educação.

O espaço AMA Leitura FESO Pro Arte fica no Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFPA), em Teresópolis, e atua como parceria de colaboração cultural entre o Instituto AMA Leitura e o CCFPA, sob a direção de Ana Maria de Andrade e Edenise Antas. As ações em prol da literatura infanto juvenil (LIJ) têm por objetivo a formação de novos leitores desde a infância e de mediadores de leitura para atuação em escolas, bibliotecas e espaços culturais da cidade.

Confira a programação completa pelo Instagram @institutoamaleitura e as demais atrações do Festival Poêterê em @feso.proarte.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.