A ACUPUNTURA COMO TERAPIA ALTERNATIVA
Por Silvana Coelho –
A Acupuntura é uma terapia milenar originária da China que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.
Através dos anos, pesquisas mostraram que a acupuntura afeta uma variedade de sistemas biológicos, libera hormônios, desabilita receptores, e ativa substâncias químicas anti-inflamatórias. De acordo com o órgão de saúde americano a National Institute of Health, foi sugerido que o poder de cura da acupuntura vem dos seus efeitos no sistema nervoso. Isso pode contribuir no efeito analgésico de químicos chamados endorfinas ou ajudar as células do sistema imunológico combater infecções.
Para esclarecer melhor sobre o assunto, conversei com Andréa Castelliano, terapeuta holística, responsável pelo ESPAÇO HARMONIA DO SER, cujo trabalho é integrado com outras terapias alternativas e complementares.
– De que maneira é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua.
– Em quais situações a técnica pode ser utilizada?
A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de doenças como, por exemplo: problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite; doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite; doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças; doenças neurológicas como dor de cabeça ou enxaqueca; doenças gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre, refluxo ou diarreia; doenças ortopédicas como lombalgia, cervicalgia ou artrite reumatoide; dor ciática; tendinites, tenossinovites, epicondilites; distúrbios de sono como insônia, ronco, apneia; distúrbios emocionais; ansiedade; depressão e tristeza; estresse , etc.
– As agulhas podem transmitir doenças?
A acupuntura deve ser feita com agulhas descartáveis, pois a sua reutilização aumenta as chances de contrair algumas doenças como hepatite ou meningite, por exemplo. Por isso, quando for realizar um procedimento de acupuntura deve assegurar de que esta é feita por um profissional competente e que segue as normas da Anvisa que obriga à utilização de material descartável.
– Quais são os diferentes técnicas de acupuntura e suas funções?
1. Acupuntura auricular – também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com, ou sem agulhas. Esta técnica é feita nas orelhas e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha.
2. Acupuntura estética – esta técnica visa a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.
3. Acupuntura para emagrecer – ela ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas. Além disso, como o excesso de peso possivelmente está associado a problemas psicológicos como ansiedade ou depressão, esta técnica também pode ser usada no tratamento destas patologias, de forma que a alimentação deixe de ser um refúgio emocional.
– Quem pode realizar tratamentos?
Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, mas no caso delas a acupuntura pode ser feita com laser ou Stiper, caso a criança tenha medo das agulhas. Além disso, a acupuntura também pode ser benéfica durante a gravidez, pois ajuda na diminuição das variações hormonais, que são frequentes durante este período e alivia as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga.
– A técnica pode ser aplicada em animais?
Animais como cães ou gatos também podem ser tratados com acupuntura, pois ela alivia dores, alergias, infecções nas vias respiratórias, problemas digestivos ou outras doenças, como rinite, por exemplo. Respondeu a terapeuta holística.
Vale ressaltar: além da acupuntura, existem outras técnicas da medicina alternativa como a acupressão, que tratam problemas e aliviam a dor.
“Comecei minha busca pelas terapias alternativas em 1995, ao me apaixonar pela Terapia Floral. Com o passar do tempo, fui me encantando com as experiências e resultados e decidi que era isso que procurava para a minha vida pessoal e profissional. Seguindo esse caminho, encontrei o Reiki, que veio para mudar minha vida definitivamente. Junto ao Reiki, conheci a Cromoterapia e os Cristais, que complementaram essa Terapia de Luz e Amor que é o Reiki. Logo após cursei Medicina Tradicional Chinesa, Leitura de Aura, Barras de Access e Theta Healing.”, concluiu Andréa, que antes de esclarecer nossas dúvidas, fez questão de salientar como iniciou sua trajetória.
Mais informações sobre esta e outras técnicas: (24) 98809-1968