Celebridades paraolímpicas compartilham ‘Cardápio em Braille’ em Petrópolis
Celebridades do desporto paraolímpico, como a jovem velocista Jhúlia Karol, 24 anos, uma das realidades de medalhas nos Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro; e o seu treinador e atleta guia Fábio Dias, eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em 2015 como melhor treinador, confirmaram presença em Petrópolis na próxima quarta-feira, dia 30, para o lançamento da campanha de divulgação do Decreto nº 45.289, de 19 de junho de 2015. O evento vai acontecer a partir das 14:30 hs, na Di Farina Cucina ( Pizzaria Di Farina ), na Avenida Ipiranga, centro Histórico de Petrópolis, nº 629.
Juntos, Jhúlia e Fábio foram bronze nas Olimpíadas de Londres em 2012, prata em Parapan-Americanos, além de duas medalhas de bronze em mundial de atletismo. Jhúlia é paranaense, morando no Rio de Janeiro desde de 2009, perdeu a visão aos 6 anos de idade, por conta de uma meningite.
Esta Resolução Estadual, determina que todo estabelecimento deve disponibilizar pelo menos um cardápio em braille, “de forma a tornar efetivo o direito à informação às pessoas com deficiência visual”. Vai estar presente também, o atleta paraolímpico Anderson Dias, campeão do Mundial sub-23, na Grécia, em 2002; do Mundial na Espanha em 2000; campeão da Copa IBSA em 2004, na Argentina; bi-campeão da Copa América, em 2001 e 2005, na modalidade do futebol de 5 ( para cegos ).
Campanha
O evento é uma iniciativa do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol – Armação dos Búzios) , em parceria com a URECE, organização sem fins lucrativos, que promove atividades esportivas e culturais com a renda obtida com a venda dos Cardápios em Braile.
Em Búzios, a campanha mobilizou mais de 40 restaurantes, bares e afins, que já dispõem de Cardápio em Braille, alguns traduzidos para o inglês e espanhol. O presidente do SindSol de Búzios, empresário Thomas Weber, que estará acompanhado dos atletas paraolímpicos, será recebido pelo Chef Antônio Lo Presti, da Di Farina, e por representantes do Petrópolis Convention & Visitors Bureau e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Petrópolis.
No final da tarde, Thomas Weber e os atletas paraolímpicos serão homenageados na Câmara Municipal de Petrópolis, numa iniciativa do vereador Silmar Fortes, com uma Moção de Aplausos os estarem estimulando a prática da acessibilidade através dessa campanha. Na Di Farina Cucina, estão previstas várias palestras com a entrada franca.
Vai estar presente também, o estudante de jornlismo, morador no Complexo do Alemão, no Rio, Nataniel de Souza, que criou o primeiro site no Brasil, dedicado ao noticiário do desporto paraolímpico –www.noticiarioparaolimpico.com.br.
Programação
As palestras, na Di Farina, na Rua Ipiranga nº 629, Centro Histórico de Petrópolis, terão início a partir das 15 horas, com entrada franca, obedecendo a seguinte programação:
15:00 – “ Boas vindas e a acessibilidade também é a nossa causa “, com o Chef Antônio Lo Presti; da Di Farina Cucina;
15:15 – “ Destino Búzios inserido nesta campanha “, com o empresário Thomas Weber, autor da campanha e presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurante, Bares e Similares ( SindSol – Búzios );
15:45 – “ Acessibilidade e a importância do Cardápio em Braille “ , com o atleta paraolímpico do futebol de 5 ( para cegos ) e presidente da URECE – ONG; Anderson Dias.
16:00 – “Expectativa para os Jogos Paraolímpiadas 2016” – com a atleta velocista paraolímpica Jhúlia Karol e o treinador e atleta guia Fábio Dias;
16:20 – “ www.noticiárioparaolimpico.com “ , com o estudante de jornalismo Nataniel Souza; representando a URECE.
Para mais sobre o Cardápio em Braille, acesse www.urece.org.br