ACONTECE NA SERRA DO RIO

CUIDADOS REDOBRADOS COM A HIGIENE BUCAL

CUIDADOS REDOBRADOS COM A HIGIENE BUCAL

Por Silvana Coelho

EM TEMPOS DE COVID-19


   A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

   Em meio à pandemia do novo coronavírus, a maior preocupação hoje por parte da população é com o uso de máscaras e com o cuidado com a higiene pessoal, principalmente com a lavagem correta das mãos. Mas os cuidados com a higiene bucal também devem ser lembrados, já que uma das principais portas de entrada do vírus é a boca.

   Para esclarecer nossas dúvidas e nos orientar de que modo devemos redobrar nossos cuidados com a higiene bucal em tempos de covid-19, procuramos o Dr. Alex Sandro Faria Lima, dentista especialista em Implantodontia, Periodontia e DMT de Petrópolis.

   “Manter uma boa higiene bucal é também importante forma de prevenção de doenças nesta pandemia. E o cuidado redobrado com a higiene das mãos é de extrema importância para a nossa saúde bucal”.

   A recomendação do especialista é ter cuidado de higienizar as mãos, usando os protocolos corretos, antes de higienizar a boca.

   “Como as mãos vão ser imprescindíveis para o uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dentes, é importante que estejam bem higienizadas, para que possamos levá-las até a cavidade bucal. Assim como, devemos evitar sempre que possível levar as mãos ao rosto, ao nariz ou aos olhos” diz o dentista.

   O Dr. Alex Sandro alerta que o estado de saúde do paciente que tenha contraído a covid-19 pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja executada da maneira correta.

    “Uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa. É muito importante que façamos a higienização correta da língua e de todos os dentes, mas com cuidado muito especial para os molares, aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração. Então, para prevenir quem está com coronavírus, e mesmo quem não tenha a doença, de agravos de infecções pulmonares, é imprescindível a higienização bucal correta, além do isolamento”, explicou.

    O especialista alerta também para a necessidade de troca de escova dental e do higienizador de língua que deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando de qualquer outra infecção além do covid-19. Para evitar risco de recontaminação, além da importância do uso de fio dental e enxaguante bucal.

    O dentista ressalta também que essas medidas são específicas para a higiene bucal, durante esse período do novo coronavírus, mas que devem ser levadas para o resto da vida, já que a qualquer momento as pessoas podem ser infectadas por algum outro vírus.

Mais informações podem ser obtidas como o próprio dentista em seu consultório. Agende uma consulta: (24) 2222-6144 / (24) 98819-3266

    Um comentário em “CUIDADOS REDOBRADOS COM A HIGIENE BUCAL

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.