Desafio dos Chefs: prova de fogo com viagem de 15 dias a Portugal como prêmio
Competição faz parte do Petrópolis Gourmet 2023 e vai apontar o melhor chef do festival
O Desafio dos Chefs no Petrópolis Gourmet 2023 é uma programação inédita e super aguardada pelos chefs participantes do festival. Além do desafio em si, a premiação é uma delícia: 15 dias em Portugal com viagem, hospedagem e alimentação custeadas e ainda um curso na renomada Cozinha Ricci, em Lisboa, do chef Márcio Ricci, curador da edição deste ano do festival. É por isso que o concurso tem nada menos do que 18 inscritos que vão passar por uma eliminatória até chegar à final. O Petrópolis Gourmet, organizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, segue até o dia 26 de outubro em 45 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens com o tema “Cozinhando com afeto: receitas e memórias de família”. E são os chefs destes estabelecimentos participantes que se inscreveram no Desafio. As quatro eliminatórias acontecem dias 13 e 16, às 10h e 14h, e a final no dia 21, às 10h, no Senac, parceiro do evento.
O Desafio dos Chefs promete elevar a gastronomia local a patamares inéditos, com eliminatórias de tirar o fôlego. Com uma dinâmica única, a prova apresenta uma ‘caixa surpresa’ contendo duas proteínas e insumos variados para acompanhamentos. “A tensão é parte integrante do desafio, pois os chefs têm uma hora e meia para criar pratos incríveis, com a entrega no prazo sendo crucial para a avaliação. Também estarão em jogo o sabor, textura, a técnica usada e o empratamento”, explica o diretor de gastronomia do Petrópolis Convention e organizador da prova, Múcio Mafacciolli.
Criatividade liberada
A liberdade criativa é a marca registrada do Desafio, já que os chefs não têm a obrigação de utilizar todos os insumos fornecidos, podendo escolher entre as duas proteínas ou combiná-las de maneira inovadora. Os cinco melhores pontuados nas quatro eliminatórias irão para a final.
“O Petrópolis Gourmet, a cada edição, busca reverenciar os talentos dos chefs que são aqueles que estão na boca do fogão, comandando equipes, sendo criativos e precisos, tudo ao mesmo tempo. São artistas da gastronomia e queremos enaltecer esses profissionais e as casas onde atual que fazem nosso festival ser o sucesso que é e nossa cidade ser reconhecida como o terceiro polo gastronômico do país”, considera o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.
A diversidade de abordagens e a busca pela originalidade transformam o Desafio dos Chefs em um espetáculo gastronômico, onde cada prato reflete a personalidade e a habilidade única de cada competidor. A competição não exige a criação de pratos exclusivos ou indicados pela curadoria, proporcionando aos chefs uma oportunidade de brilhar com suas próprias interpretações culinárias. O resultado? Uma experiência culinária extraordinária que promete surpreender os paladares mais exigentes e consagrar o vencedor com uma emocionante viagem de 15 dias a Lisboa, com direito a curso na renomada Cozinha Ricci, do chef Márcio Ricci.
O histórico profissional de Márcio Ricci é grifado por experiências notáveis na gastronomia, incluindo serviços de catering na Embaixada Brasileira em Portugal e a apresentação do programa “Personal Chef” na TV Record Portugal. Além disso, ele teve a oportunidade de cozinhar para diversos líderes europeus e celebridades internacionais. “Estou entusiasmado em interagir com os chefs e acompanhar este desafio e ainda poder, em Portugal, com o vencedor, ter essa imersão de duas semanas que será também uma experiência enriquecedora para mim”, afirma Márcio Ricci.
Confira os chefs que participam do Desafio:
Alceu dos Santos – Princesa Isabel Gourmet
Antônio Barcelos – Divino e Cucina
Antônio Vitorino – Restaurante 2 Vales
Clicia Thainna – Casarão da Cervejaria Odin
Cristina Pellegrini- Casa Pellegini
Diego Fernandes – SOBA
Felipe Moisés – Locanda Centro Histórico
Henrique Schimel – Osteria de La Campana
Ítalo Varjão – Brassaria Matriz
João Fialho – Adega do Mineiro
Luciano Amaral – Majórica
Matheus Guimarães – Camarão em Penca
Michel Coutinho- Restaurante Família Scharder
Miriã da Silva – Mimô Confeitaria e Bistrô
Sebah Peixoto – Olivo Cucina Italiana
Silvana Henrichs – Restaurante Adega Santarém
Wallace Braz – Katsura
Henrique Schimel – Osteria de La Campana
O palco está pronto, e a expectativa está no ar para descobrir quem se destacará como o grande mestre da culinária no Petrópolis Gourmet 2023. Que comece o Desafio!
DESAFIO DOS CHEFS:
Dia 13 (segunda): eliminatória – 10h e 14h – Senac
Dia 16 (quinta): eliminatória – 10h e 14h – Senac
Dia 21 (terça): Final – 10h – Senac
Senac RJ Petrópolis: Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro (em frente ao Palácio de Cristal)