Em Petrópolis, um feriadão de fé e de amor neste Corpus Christi e Dia dos Namorados
Quando o calendário nos presenteia com a junção de datas comemorativas e que proporcionam uma folga, somos agraciados com uma oportunidade única de vivenciar momentos especiais e criar memórias duradouras. E Petrópolis está preparada para receber o turista que vem em busca do descanso, fé e amor neste período. Neste ano, Corpus Christi e o Dia dos Namorados se encontram em uma dança harmoniosa, proporcionando uma pausa de cinco dias entre quinta (08) e segunda-feira repleta de encanto e romance. No site do Petrópolis Convention & Visitors Bureau há links para as redes sociais de todos os associados do PC&VB para consultar as programações e promoções.
Para o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, a coincidência na sequência das datas vai formar um feriadão ainda mais prolongado incluindo a segunda-feira que pode ser ‘emendada’ pelo turistas. “Temos também um segundo cenário, que é do petropolitano curtindo o Dia dos Namorados, seja na rede gastronômica ou de hotelaria. É um final de semana com as melhores perspectivas de movimento na cidade”, estima o presidente do PC&VB, Samir el Ghaoui.
Hotéis e pousadas prepararam pacotes especiais para o período, recepcionando o turista que já procura a cidade com a ‘antecipação’ do inverno e temperaturas em torno de 11°C. “O que não faltam são opções entre hospedagens mais urbanas ou mais rústicas ou que ensejem um contato com a natureza. Hoje, a ocupação é de 75%, mas com expectativa de crescimento considerando ainda uma semana para mais reservas”, estima Samir el Ghaoui.
Espaços como Reggia Catarina, Grand Hotel, Hotel Pedra Bonita e Tucano do Cuiabá estão com pacotes especiais para o feriadão. Estabelecimentos como a Pousada das Araras têm uma programação com atividades ao longo do feriadão como chá da tarde, degustação de espumante, aula de yoga, música ao vivo e massoterapia.
Convite à reflexão em meio às montanhas
Corpus Christi, uma das celebrações mais reverenciadas pela tradição católica, eleva-se no calendário nos convocando ao descanso e reflexão. É uma data que nos convida a contemplar a importância da fé e da espiritualidade em nossas vidas, além de nos proporcionar um momento para apreciar a beleza e a grandiosidade das manifestações religiosas. E Petrópolis é um cenário acolhedor e que enseja esse estado de espírito.
E o feriado, mesmo sendo católico, pode ser um tempo especial para celebrar a fé e conhecer outras religiões e seus templos. Petrópolis tem mais de 100 igrejas e capelas católicas e possui templos de diferentes religiões como uma igreja luterana, um parque de orixás, uma mesquita e o Vale do Amor, ao ar livre, que reúne múltiplos espaços de diferentes religiões.
De acordo com a Diocese de Petrópolis, todas as paróquias da cidade terão celebrações no dia 08. No Centro da Cidade, a Catedral de São Pedro de Alcântara, celebra missa às 8h, seguida da confecção dos tapetes de sal, coloridos, pelas ruas centrais. Haverá ainda celebrações às 15h e 19h, sendo que a missa da tarde é seguida da procissão pelas ruas enfeitadas.
Dia dos Namorados e um convite ao amor
E na sequência do feriado de Corpus Christi, como um presente divino, surge o Dia dos Namorados, em plena segunda-feira. “É a fusão dessas duas ocasiões especiais, um casamento entre a fé e o amor, que nos proporciona uma folga de cinco dias que fica ainda mais encantadora em Petrópolis”, aponta Samir el Ghaoui destacando as opções da cidade: “os casais mais aventureiros podem embarcar em viagens que despertem a curiosidade e a imaginação, explorando lugares desconhecidos e criando memórias compartilhadas. Já aqueles que buscam relaxamento e bem-estar podem se entregar aos prazeres de um spa, por exemplo, onde o cuidado mútuo é o único item da agenda. Seja qual for a escolha, é um período precioso para se reconectar com o parceiro, nutrir a paixão e fortalecer os laços que os unem”.
Na gastronomia, as unidades da Bordeaux do Centro Histórico e de Itaipava, prepararam opções de kits especiais de Dia dos Namorados, uma combinação de frios e vinhos. Também tem destaque na Locanda, um kit especial para a data com frutas frescas, um espumante exclusivo da casa, velas e chocolates.
Já na Casa Brüder, além do cardápio especial, um cantinho instagramável garante eternizar o momento a dois. E na Casa Marambaia, com vista para os jardins de Burle Max, um menu especial é servido no almoço e jantar além do irretocável café da manhã.
“Não faltam opções desde o jantar à luz de velas a um fondue ao pé da lareira. O período de um pausa prolongada de cinco dias é uma oportunidade perfeita para descobrir novos restaurantes, explorar a culinária local ou até fazer um programa em meio à natureza e Petrópolis é o cenário perfeito pata celebrar a fé e o amor”, afirma o presidente do Petrópolis Convention.
Foto: Hotel Pedra Bonita – divulgação/assessoria de imprensa do Petrópolis Convention & Visitors Bureau