Empresas da Região Serrana vão receber Selo do Tour da Experiência
Projeto vai certificar 113 estabelecimentos no Tour da Experiência
Caminhos do Brasil Imperial.
Em Petrópolis, 16 estabelecimentos serão certificados; Teresópolis terá 17 empresas e Nova Friburgo certificará 13 empreendimentos.
Durante os últimos dois anos, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) desenvolveu, em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB), o projeto “Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial”. Ao longo deste período, foram atendidas 118 micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do turismo nos municípios do Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Paraty, Visconde de Mauá e Vale do Café (Piraí, Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença e Vassouras). Oficinas, capacitações e consultorias foram realizadas com objetivo de desenvolver produtos com ênfase no tema Brasil Imperial, aumentar o fluxo de turistas nestes destinos, além de preparar estes estabelecimentos para a obtenção de certificação.
A cerimônia de entrega do Selo Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial aos 113 empreendimentos certificados acontece na próxima terça-feira, dia 15 de setembro, a partir das 11h, na Ilha Fiscal. O evento contará com as presenças do secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix e do diretor do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha; além de representantes do trade de turismo estadual e dos municípios participantes do projeto.
Em Petrópolis, 16 estabelecimentos receberão o Selo Tour da Expeiência: Casa da Ipiranga; Cervejaria Bohemia, Cervejaria Cidade Imperial, Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, Ewiglich Jóias, Cerâmica Luis Salvador, Museu Imperial, Duettos, Di Farina Pizzerie Farina, Luigi, Oliveiras da Serra, Willemsens, Majórica, Pousada 14 Bis , Pousada Paraíso e Pousada Paraíso Açu.
Para receber o Selo Tour da Experiência, avaliadores visitaram os estabelecimentos para experimentar, avaliar e validar os produtos desenvolvidos dentro dos critérios estabelecidos para oferta de produtos ao mercado turístico com a marca Tour da Experiência. A primeira divulgação do roteiro “Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial”, com os empreendimentos certificados, para as operadoras e agências de viagens, ocorrerá na Festuris – Festival de Turismo de Gramado, no mês de novembro.
A metodologia “Economia da Experiência” se baseia na tendência atual de que os turistas querem vivenciar experiências nos destinos escolhidos e não somente contemplá-los. Desta forma, o “Tour da Experiência – Caminhos do Brasil Imperial” valoriza e promove empreendimentos que apresentam produtos diferenciados traduzidos em sentimentos: emoção, inspiração, prazer e satisfação. Durante as capacitações, os empresários foram preparados para saber como se posicionar diante do mercado de turismo, com oficinas de inteligência de mercado, missões técnicas de aprendizado em Boas Práticas na Serra Gaúcha e na Itália, formação de preço, redes e canais de divulgação digitais, encontro de negócios e participação em feiras e eventos. Além de roteirização para vender seus produtos num roteiro integrado histórico-cultural diferenciado.
Será conferido o Selo Tour da Experiência a 113 pequenos negócios:
Petrópolis – 16 estabelecimentos
Centro do Rio de Janeiro – 15 estabelecimentos
Teresópolis – 17 estabelecimentos
Friburgo – 13 estabelecimentos
Paraty – 14 estabelecimentos
Visconde de Mauá – 18 estabelecimentos
Vale do Café – 20 estabelecimentos
Serviço:
Certificação do Selo Tour da Experiência
e Apresentação do roteiro “Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial”
Data: 15 de setembro – Horário: 11h
Local: Rio de Janeiro – Ilha Fiscal