Estudantes do Liceu Municipal também participaram do Petrópolis Business
Alunos e alunas fazem parte do programa Edutec, uma parceria da Prefeitura com o Senai
Estudantes do Ensino Médio do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio também participaram do Petrópolis Business 2023. Os alunos e alunas fazem parte do programa Edutec, uma parceria da Prefeitura com o Senai, que garante o curso de Tecnologia da Informação (T.I.) como uma das opções do contraturno (roteiros formativos).
O programa começou em 2022 e atualmente conta com cerca de 30 estudantes. Petrópolis foi o primeiro município do Estado a adotar o modelo na rede municipal. “Nossa cidade tem vocação tecnológica, levar isso para as salas de aula dando oportunidades para esses meninos e meninas se desenvolveram e aprimorarem seus conhecimentos é um grande passo para uma educação pública de qualidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O estande montado na Petrópolis Business ficou no setor dedicado a tecnologia, onde os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar aos visitantes os projetos desenvolvidos no laboratório do Edutec. Quatro projetos estão sendo apresentados: Petroeco (criação de ecobarreiras para os rios da cidade), Ambiente Petrópolis (site sobre coleta seletiva e reciclagem), Tecpatas (monitora o comportamento dos animais) e Hortilifey (monitora a umidade do solo).
“Pra gente é uma grande oportunidade estar aqui, poder expor e falar sobre o que aprendemos no Edutec”, disse Igor Almeida, um dos criadores do Petroeco, que também tem como criadores os alunos Lucas Rispoli, Vitor Justen, Carlos Henrique de Araújo, Mateus dos Santos e Pedro Augusto Azevedo.
Sobre o Petroeco
O objetivo do projeto “Petroeco” é estabelecer um ecossistema de monitoramento de rios na cidade de Petrópolis. O projeto visa reduzir os impactos das enchentes, proteger a infraestrutura da cidade e fornecer dados em tempo real para melhorar a gestão de crises relacionadas às inundações.
Percebemos que com as tragédias ocorridas recentemente o principal causador das enchentes são os rios poluídos, e evitando elas são possíveis reduzir consideravelmente o número de tragédias, além de evitar os gastos de limpeza e reconstrução das áreas atingidas pelas enchentes.
Persona:
De acordo com os estudantes, a persona para o projeto pode ser um morador preocupado com enchentes na cidade, um membro de uma organização de gestão de desastres, um engenheiro civil envolvido na infraestrutura urbana ou até mesmo autoridades municipais preocupadas com a segurança da comunidade.
“Estamos interessados em proteger a cidade contra enchentes e está disposta a apoiar soluções sustentáveis para alcançar esse objetivo”, explicaram.
O Petroeco fornece:
Ecobarreiras sustentáveis projetadas para reduzir o impacto das enchentes, sistemas de monitoramento em tempo real para acompanhar as condições dos rios e prevenir enchentes. Dados e informações essenciais para autoridades de gestão de desastres e outros órgãos municipais, permitindo uma solução mais eficaz a enchentes. Soluções que combinam a gestão de enchentes com a preocupação ambiental, promovendo práticas sustentáveis e melhorias significativas na segurança e qualidade de vida da população da cidade em relação às enchentes recorrentes.
Quer saber mais? Visite as redes sociais do projeto @petroeco_ ou peça informações pelo e-mail: petroeco10@gmail.com.