Festival de Fondue faz de Petrópolis um refúgio de inverno irresistível
Viagem pelos sabores vai de 30 de junho a 30 de julho
74 bares, restaurantes, cafeterias e delicatessens com pratos especiais de fondues, caldos e cremes
Com a chegada do inverno, Petrópolis se transforma em um refúgio ainda mais encantador onde o aconchego e a gastronomia se encontram com uma programação especial e aguardada: o Festival de Fondue, Caldos e Cremes que, este ano, em sua 14ª edição, acontece entre 30 de junho a 30 de julho em 74 bares e restaurantes com suas criações irresistíveis. De queijos derretidos a chocolates sedutores, cada mordida é uma explosão de sabores envolvendo todos os sentidos. Além do menu especial que, além dos bares e restaurantes, também é servido em cafeterias e delicatessens, o festival, organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, tem uma agenda de oficinas em espaços como shoppings do Centro Histórico e Itaipava para que o público possa colocar a mão na massa e aprender receitas e a harmonizar o fondue com as bebidas prediletas da estação. A programação e os participantes estão relacionados no site do convention.
“Temos um recorde de participantes este ano e é fruto dessa harmonia que só Petrópolis proporciona no inverno com a gastronomia sendo um condutor para as atrações da cidade. Temos a expectativa de mais de 80% de ocupação na rede hoteleira em todos os finais de semana do inverno e queremos que o visitante fique mais tempo conosco e o festival desperta essa vontade”, comenta o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.
Além das delícias servidas à mesa, o ambiente envolvente de Petrópolis proporciona uma atmosfera mágica para desfrutar de momentos inesquecíveis. Entre o verde das montanhas e uma arquitetura encantadora, o público será transportado para um cenário de tirar o fôlego, onde a boa mesa se encontra com a beleza natural. “Temos opções que vão desde ambiente mais rústico até a badalação mais urbana passando por espaços mais intimista. É só escolher o que se identifica com seu perfil e aproveitar”, indica Samir el Ghaoui.
Clássicos, inusitados, criativos e até mesmo fitness e funcionais
E os pratos do festival vão desde o clássico fondue de carne, queijo e chocolate até as variações inusitadas como o fondue de coxinha, o de doce de leite, de goiabada e o de leite Ninho com Nutella. E a criatividade não para quando o assunto são os cremes e caldos feitos especialmente para a temporada. Vai de caldo de sururu, um fruto do mar muito parecido com a ostra e prato típico do nordeste ao creme de cogumelos trufados.
E não falta nem a opção fitness, que é o caso da Habitué, com unidades no Centro Histórico e em Itaipava, que participa com caldos saudáveis, conceito que norteia o empreendimento, especializado em pizzas e que é focado em receitas fitness e funcionais. Nestes estabelecimentos são oferecidos os caldos protéicos (aipim e frango), caldo nutritivo (abóbora com carne seca) e o caldo low carb com chuchu e couve como ingredientes principais.
Mas um clássico é sempre um clássico e não pode faltar. É o caso do tradicionalíssimo fondue (de carne, queijo e chocolate) da Quinta da Paz Resort. A casa também oferece o ‘raclette Montagnarde”, considerada a verdadeira receita original do prato, da região de Haute-Savoie, nos Alpes franceses. A raclete é feita com queijo suíço gratinado em um aparelho específico da região, acompanhado de batatas calabresa, cebolas e pepinos em conserva, , cenouras, palmito, tomates cereja e frios diversos.
Este ano o cogumelo também virou protagonista em algumas casas que participam do festival. A Brassaria Matriz apresenta um creme de cogumelos trufados, acompanhado de focaccia artesanal. E com mais um diferencial: os cogumelos Paris e Shitake vem fresquinhos da produção rural do Bonfim, uma das regiões que dá a Petrópolis o título de maior produtora de orgânicos do Estado.
Tem ainda o ‘capuccino’ de cogumelos, uma criação do Zai Sushi, porque, sim, os restaurantes japoneses também participam. Outro de culinária oriental que aderiu ao festival é o Kinpai Sushi Bar, com caldinho de frutos do mar.
“O grande barato do festival é essa criatividade e que explode em sabores que alcançam todos os gostos. Como o festival dura um mês inteirinho é a oportunidade para um tour pelos restaurantes para conhecer muitas variações do fondue e de caldos e, é claro, ter bons momentos com família e amigos”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.
O Festival de Fondue, Caldos e Cremes de Petrópolis tem o patrocínio do Pátio Petrópolis Shopping, Euro Colchões e Bruna Alink Hair.
Oficinas vão ensinar receitas e truques
E o Festival também vai interagir com o público e de forma deliciosa: chefs vão ensinar receitas, dicas e segredos dos pratos em oficinas gratuitas. As inscrições poderão ser feitas com antecedência a partir do dia 26 de junho no seguinte link e também na hora da oficina se ainda houver vagas.
As oficinas acontecem em julho em quatro espaços com a seguinte agenda:
Hipershopping no Alto da Serra
Dias 15, 22 e 29, às 17h30 – pão sem glúten, oficina kids e caldos
Shopping Vilarejo – Itaipava
Dia 08, às 13h – fondue de queijo e chocolate
Arcádia Mall – Itaipava
Dia 1°, às 13h (creme de ossobuco com batatas e agrião) e 15h (oficina de fondue de chocolate) e, dia 08, às 15h (creme de abóbora com gorgonzola)
Pátio Petrópolis – Centro Histórico
Dia 15, às 14h, oficina de caldos e, dia 29, às 14h, oficina de fondue
SERVIÇO:
14ª edição do Festival de Fondue, Caldos e Cremes de Petrópolis
Local: 74 restaurantes, bares e delicatessens
Período: de 30 de junho a 30 de julho
Como encontrar: lista completa no site.