Fórum Gastronômico de Nova Friburgo reuniu mais de 400 pessoas
O 1º Fórum Gastronômico de Nova Friburgo reuniu mais de 400 pessoas durante os dois dias do evento que ocorreu nos dias 19 e 30 de junho (segunda e terça-feira). Produtores, empresários, profissionais, estudantes e amantes da Gastronomia, além de trocarem experiências, trataram de assuntos como sustentabilidade, inovação e ações de desenvolvimento para o setor.
O evento, que teve como tema: “Gastronomia Sustentável – Aproximando quem produz de quem consome” aconteceu no Nova Friburgo Country Club e contou com palestras, workshops e oficinas práticas. O fórum faz parte do projeto “Sebrae Na Mesa”.
Durante o fórum, cerca de 40 expositores entre os quais: produtores rurais, de orgânicos, fabricantes de cerveja artesanal, empresas de uniformes, fabricantes de mobiliário para empresas de alimentação, fornecedores de louças, seguradoras, instituições financeiras, empresas de tecnologia, entre outros, trocaram experiências e apresentaram seus produtos para o público em geral e para outros empresários, com vistas à geração de novos negócios.
No primeiro dia foram ministradas quatro palestras, cujos temas abordados foram: “Gastronomia, Turismo e Sustentabilidade”; “Valorização da Culinária Regional como fator de Desenvolvimento Sustentável”, “Atuação do Sebrae junto às empresas de alimentação fora do lar” e a aula do convidado especial desta primeira edição do fórum, o chef executivo Felipe Bronze, conhecido pelos programas “Que seja doce”, “ The Taste Brasil”, ambos da GNT.
No segundo dia do evento foram realizados workshops com os seguintes temas: “Marketing Chef – Como Conquistar e Fidelizar Clientes para Restaurantes, Bares e Lanchonetes” e “O Design do Restaurante Como Diferencial Competitivo” além das oficinas práticas de Carnes, de Reaproveitamento na Confeitaria, de Comidinha de Boteco e Harmonização com Cervejas Artesanais e de Pães Especiais.
De acordo com Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae/RJ, o 1º Fórum Gastronômico tem entre seus objetivos juntar os vários agentes da cadeia produtiva da Gastronomia local, ao mesmo tempo em que “põe na mesa” discussões de temas como sustentabilidade e inovação para contribuir com o desenvolvimento do setor na Região Serrana. “Neste primeiro dia de fórum foi possível perceber o quanto os participantes estavam interessados em debater temas que podem contribuir significativamente para o aprimoramento do setor em nossa região. Ou seja, a valorização da Gastronomia local e a busca por soluções, que são alguns dos nossos objetivos com este evento, foram cumpridos. A Inovação também foi outro tema de destaque. Por isso, acredito que, quem participou, saiu daqui com uma nova visão e novos conceitos que podem contribuir, e muito, tanto para quem tem um negócio nessa área, quanto para quem pretende iniciar uma carreira profissional no setor”, destaca.
Para Louise Nogueira, gestora estadual do projeto “Sebrae na Mesa”, o 1º Fórum Gastronômico de Nova Friburgo não serve apenas para divulgar o que há de melhor na Gastronomia da região, mas também para identificar e pontuar as principais dificuldades do setor e as possibilidades de solução, diante de diferentes ideias de pessoas que fazem parte das mais variadas etapas da cadeia produtiva desta atividade econômica. “O evento não valoriza apenas a cadeia produtiva da Gastronomia local, mas também traz a todos os seus componentes a oportunidade de refletir sobre as condições atuais e as possibilidades de melhoria. É um cenário ideal para quem está em dificuldades e para quem quer contribuir com novas ideias, proporcionando a soma de esforços dos mais variados segmentos desta atividade que é uma vocação regional”, ressalta.
Principais Objetivos
Com a realização do 1º Fórum Gastronômico de Nova Friburgo, a intenção do Sebrae/RJ é mostrar aos participantes do que a sustentabilidade é um eficaz e rentável modelo de negócio, que gera benefícios socioeconômicos e ambientais para todos, sejam empresários ou consumidores, pois a Gastronomia Sustentável é aquela que justamente se preocupa com as fontes das matérias-primas utilizadas no preparo dos pratos, a fim de diminuir ao máximo os danos ao meio ambiente, contribuindo com o desenvolvimento regional.
Há uma tendência cada vez maior de estabelecimentos que estão adotando estas práticas como um diferencial, uma identidade, que reflete em mudanças na gestão, logística e até no cardápio.
A realização do “1º Fórum Gastronômico – Sebrae na Mesa” de Nova Friburgo conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), da Escola de Gastronomia Cândido Mendes, do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo (Sindanf), Superpão, Cooperativa de Macuco, Gazoni Planejados, Nova Friburgo Convention Bureau, NovaMix Foodservice e Teia de Eventos.