ACONTECE NA SERRA DO RIO

Incubadora do LNCC renova certificação CATI para o biênio 2024-2026: mais oportunidades na Lei de Informática

Incubadora do LNCC renova certificação CATI para o biênio 2024-2026: mais oportunidades na Lei de Informática

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Laboratório Nacional de Computação Cientifica – LNCC (unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI) obteve o credenciamento junto ao Comitê da Área de Tecnologia da Informação – CATI, considerada apta para exercer atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias da informação e comunicação, para os fins previstos no § 1º do art. 11 da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. A Coordenação de Fomento à Inovação do MCTI emitiu a RESOLUÇÃO Nº 860, DE 2 de julho de 2024, publicada no Diário Oficial da União Nº 127, quinta-feira, 4 de julho de 2024, e também divulgada no portal. 

A Lei de Informática concede incentivos fiscais para as empresas do setor de tecnologia, que investem um percentual mínimo do seu faturamento em projetos de PD&I. Dessa forma, como parte desta obrigação legal, as empresas podem investir em projetos junto aos empreendimentos vinculados às incubadoras credenciadas no CATI trazendo novas oportunidades de captação de recursos para nossas empresas residentes.

O Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) é o órgão do MCTI cujas atividades estão relacionadas à gestão dos recursos destinados às atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação. Tais recursos são oriundos dos investimentos realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática  que fizeram jus a benefícios fiscais previstos na Lei da Informática e busca estimular a capacitação e competitividade do setor de informática e automação.

O LNCC pesquisa, desenvolve e inova em várias áreas do conhecimento, usando da modelagem computacional para processamento de alto desempenho dos fenômenos estudados. A computação científica é o instrumento de otimização das pesquisas, pois diminui o tempo de análise e aumenta a precisão dos resultados. Alcança, além disso, fenômenos complexos que não poderiam ser estudados com a mesma velocidade e qualidade em computadores convencionais.

A plataforma de processamento de alto desempenho, que inclui o Supercomputador Santos Dumont, está aberta para o uso pela comunidade científica brasileira, que nela pode simular os fenômenos e avançar na pesquisa. O Santos Dumont é o supercomputador acadêmico mais veloz da América Latina, com capacidade de processamento de 5,1 quatrilhões de operações por segundo, o que equivale à capacidade de mais de 10 milhões de notebooks domésticos, na teoria.

Com a Pós-graduação em Modelagem Computacional, formando Mestres e Doutores, somada aos cursos, seminários e eventos realizados periodicamente, o LNCC promove a difusão da computação científica no Brasil.

O Laboratório de Bioinformática do LNCC tem-se destacado na pesquisa genômica, sendo o destaque mais recente os sequenciamentos do vírus da COVID-19.

As pesquisas do LNCC têm impactado importantes áreas da economia brasileira. Além dos desenvolvimentos em modelagem computacional, temos como exemplo: a indústria farmacêutica com a simulação de acoplamentos moleculares; petróleo e gás com as pesquisas e reservatórios, inclusive do pré-Sal; simulação da hemo-circulação humana para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares; estudos genômicos de causadores de doenças negligenciadas; estudos do clima e biodiversidade; etc.

A equipe de pesquisadores do LNCC publica ao redor de 200 trabalhos científicos por ano, muitos em parceria com pesquisadores de mais de 50 países. Artigos de pesquisadores do LNCC alcançaram mais de 1.400 citações científicas. Foram 18 registros de software e 5 patentes depositadas até 2018.

Os mais de 300 Mestres e Doutores em Modelagem Computacional formados no LNCC (Conceito 7 na CAPES) atuam em 14 estados brasileiros difundindo o conhecimento sobre a computação científica. Sua produção científica recebeu 17 menções honrosas desde o início do curso em 2000.

Tendo em vista sua atribuição legal e suas capacidades, o LNCC tem como missão: i. Realizar pesquisa e desenvolvimento em computação científica, em especial a criação e a aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais na solução de problemas científicos e tecnológicos; ii. Desenvolver e gerenciar ambiente computacional de alto desempenho que atenda às necessidades do País; e iii. Formar recursos humanos, promovendo transferência de tecnologia e inovação.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.