Lançamento de dois livros de poesia marca gerações em Petrópolis
Uma das obras homenageia Silva Maia, um dos fundadores da Academia Petropolitana de Letras, e o outro reforça a importância artística do neto do poeta, Marco Aureh, para a cultura da cidade nas mais amplas expressões.
A rica história da poesia petropolitana ganha novos capítulos com o lançamento de dois livros inéditos: “Reminiscência de Amor – Divagações”, do saudoso poeta Silva Maia, e “Relatos inVersos”, de seu neto, Marco Aurêh. A dupla jornada literária, que acontece no próximo sábado, 14/09, a partir das 18h30, na Casa Cláudio de Souza, e na segunda-feira, 16/09, no Teatro Afonso Arinos, a partir das 18h, promete emocionar e inspirar o público.
Um legado de versos
Reunindo poemas escritos ao longo de um século, as obras revelam a força da palavra e a conexão entre gerações. Silva Maia, um dos fundadores da Academia Petropolitana de Letras (APL), legou um acervo poético que abarca desde 1919, enquanto Marco Aurêh, recém-empossado na APL, compartilha quatro décadas de criação. A linguagem poética dos dois autores, embora marcada por diferentes épocas, converge em um amor profundo pela palavra e pela arte.
Os dois livros juntos revelam versos que foram criados ao longo de mais de um século. Silva Maia reuniu seus escritos a partir de 1919, a maioria em forma de sonetos; Aurêh compilou poemas que escreveu em variados feitios durante as últimas quatro décadas. A organização do livro de Maia foi feita pelo seu neto e por Sabrina Castro.
A Academia Petropolitana de Letras está bem representada nestas duas obras: além de Silva Maia, um dos pioneiros da instituição, e de seu neto, Marco Aurêh, recém-empossado na cadeira 38, temos outras referências à APL. O prefácio do livro do sonetista é do acadêmico Marcelo Fernandes, com orelha biográfica de Paulo César dos Santos e epígrafe de Fernando Costa, ambos confrades da arcádia cultural. A quarta capa tem contribuição de Maria de Fátima Machado Brasil, poetisa que assumiu a cadeira 37 da Academia Brasileira de Poesia Raul de Leoni, que na ocasião teve como patrono o poeta Silva Maia. Já o livro de Aurêh tem a colaboração dos acadêmicos Gerson Vale, assinando o prefácio, e Ivone Sol, o texto que consta na aba da publicação. Ambos os livros foram revisados por Ataualpa Pereira, também membro da academia.
Homenagem e celebração
O lançamento do livro póstumo de Silva Maia “Reminiscência de Amor – Divagações” é uma homenagem ao poeta e um marco para a literatura petropolitana. A organização do livro, realizada por seu neto Marco Aureh, e por Sabrina Castro. A publicação é resultado do projeto “Poemas e Sonetos de Silva Maia em memória”, com produção de Kaza 8 e patrocínio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, do IMC – Instituto Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura através do edital Alan Sask. Já “Relatos inVersos” de Marco Aurêh, também recebeu o patrocínio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, do IMC – Instituto Municipal de Cultura e do Fundo Municipal de Cultura e realização do Ministério da Cultura/Governo Federal através do edital de produções culturais da Lei Paulo Gustavo. “A publicação póstuma da coleção dos três livros inéditos escritos por Silva Maia, representa uma oportunidade rara de resgatar e preservar um legado literário valioso da literatura petropolitana”, enaltece Marco Aurêh. “Estou duplamente emocionado e honrado por lançar meu livro junto ao do pai de minha mãe, que recebe este valioso presente no mês em que ela completa 93 anos”, completa o neto de Maia.
Um evento para todos
Além do lançamento dos livros, o evento de segunda-feira, dia 16/09, no Centro de Cultura, contará com a participação da Camerata de Charbel, formada por jovens da comunidade dos Anjos, sob a regência de Marco Aurêh. O público terá a oportunidade de participar de bate-papo com o autor e de apreciar a beleza da poesia em um ambiente acolhedor e acessível. A entrada é gratuita e haverá intérpretes de Libras e outras medidas de acessibilidade.
Sobre os autores:
- Silva Maia: Um dos fundadores da Academia Petropolitana de Letras, seu legado poético é um tesouro para a literatura brasileira.
- Marco Aurêh: Poeta e músico, recém-empossado na Academia Petropolitana de Letras, continua a tradição familiar e enriquece o cenário cultural da cidade.
Informações: (24) 988678576 / (24) 988491488 | @marcoaureh | @silvamaiapoeta | @kaza.oito | kaza8producoes@gmail.com