Petrópolis 2030 mobiliza 32 entidades em apoio ao supercomputador de IA na cidade
Movimento incorpora campanha pelo supercomputador como sua 20ª proposta em prol do desenvolvimento de Petrópolis
O Movimento Empresarial Petrópolis 2030, composto por 32 entidades representativas de setores produtivos – a maior articulação empresarial da cidade — definiu apoio à campanha que defende a candidatura de Petrópolis para sediar um supercomputador voltado à inteligência artificial como sua 20ª proposta estratégica, somando-se às 19 diretrizes já consolidadas pelo movimento. A assinatura da petição pública que sustenta a candidatura do município está sendo estimulada pelo movimento entre o dirigentes das entidades, membros dessas instituições com a orientação de sensibilização de empresas que são associadas a elas. O Movimento Empresarial Petrópolis 2030 acompanhou o lançamento e sua presença reforça o compromisso do setor produtivo com iniciativas capazes de projetar Petrópolis no cenário nacional da inovação, da ciência e da tecnologia.
A campanha em prol da cidade, Capital Estadual da Tecnologia, sediar um supercomputador é capitaneada pela prefeitura e pelo Conselho Municipal de Inovação e foi realizada envolvendo setores produtivos e acadêmicos de Petrópolis no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), âncora da tecnologia na cidade, nesta segunda-feira (09) à tarde. A mobilização inclui um abaixo-assinado que está sendo divulgado pelas entidades para adesão pelo link https://c.org/Lm92g9fpWk.


O Petrópolis 2030 destaca a importância de unir poder público, setor privado, universidades e centros de pesquisa em torno de uma agenda estruturante, capaz de gerar desenvolvimento econômico sustentável, atração de investimentos e formação de mão de obra qualificada. A proposta vai ao encontro das diretrizes defendidas pelo movimento, que reúne propostas distribuídas por diferentes áreas estratégicas, como desenvolvimento econômico, educação, inovação, infraestrutura e sustentabilidade.
A iniciativa dialoga diretamente com a vocação tecnológica da cidade, que abriga o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o supercomputador Santos Dumont e um ecossistema consolidado de empresas de tecnologia. Para o Petrópolis 2030, a campanha representa um passo estratégico na construção de um futuro mais competitivo para o município, fortalecendo sua posição como polo de conhecimento, inovação e oportunidades, com impactos positivos para toda a região.
“O apoio do Petrópolis 2030 a essa campanha é coerente com tudo o que o movimento vem defendendo desde a sua criação. A instalação de uma infraestrutura de alto desempenho em inteligência artificial dialoga diretamente com essa visão, reforça a vocação tecnológica de Petrópolis e cria um ambiente favorável para atrair investimentos, fortalecer empresas locais, ampliar a qualificação profissional e projetar a cidade como referência nacional em ciência e tecnologia”, aponta Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis e liderança no Movimento Petrópolis 2030.
A campanha inclui ainda uma página especial – https://super-computador.biomob.app/pt
– que também dá acesso ao abaixo assinado em que a proposição da cidade é embasada pela apresentação da origem da vocação tecnológica de Petrópolis e o que é empenhado para que este campo seja ampliado.