Petrópolis Gourmet 2025 abre com Desafio dos Chefs e celebra cinema e gastronomia

Petrópolis Gourmet 2025 abre com Desafio dos Chefs e celebra cinema e gastronomia

Primeira etapa da disputa acontece terça (07), no Senac

Luz, câmera e… sabor! O Petrópolis Gourmet 2025, festival que combina gastronomia e sétima arte, começa no dia 17 de outubro e segue até 2 de novembro, transformando a cidade em palco de experiências culinárias únicas. Organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), o evento, um dos cinco mais expressivos do país, de acordo com o Ministério do Turismo, chega à sua 25ª edição com atrações que prometem aproximar ainda mais o público da culinária local sob o tema “Gastronomia em Cena”. Mas, a partida acontece antes: terça-feira (07), com a primeira etapa do disputadíssimo Desafio dos Chefs, competição que coloca talentos da cidade frente a frente em uma prova de criatividade e técnica, reunindo profissionais e curiosos em torno de pratos inspirados em filmes gravados em Petrópolis.

O Desafio dos Chefs acontece em duas etapas. A primeira seleção será realizada dia 07,  no SENAC, no Centro, de 9h às 11h e das 14h às 16h, e a final está marcada para 18 de outubro, no Estação Locanda, em Itaipava, espaço que se transforma em palco do encontro entre chefs renomados e público, com degustações, oficinas e momentos de interação.

O Desafio dos Chefs deste ano contará com um time de jurados que une técnica, criatividade e alma brasileira. Douglas Franco, do Bonaccia (Casa Marambaia), imprime elegância e respeito ao terroir da Serra Fluminense, com pratos que unem frescor, sazonalidade e sofisticação. Daniel Lameirão, do Boteco Só Simpatia, valoriza a culinária de raiz e a memória afetiva dos sabores; Gabriel Frazão, petropolitano e ex-MasterChef, transforma cada prato em uma experiência de afeto e conexão; e

A acirrada disputa reúne nomes de peso da cena gastronômica petropolitana e serrana. Estão no desafio Antônio Junior Barcelos Machado, do Divino & Cucina; Felipe Moisés Marleme Silva, do Locanda Centro Histórico; Frederico Henrique Justen Baptista, do Restaurante Nas Nuvens; João Fialho, da Adega do Mineiro; Laerte de Oliveira Dias, da Adega Santarém; Lea Lischr Fiuza, do Locanda Bela Vista; Paulo Roberto Azevedo Tavares, do Katsura; e Renata F. Monteiro Quaresma, do Anexo Gourmet.

“O Petrópolis Gourmet é uma vitrine da nossa culinária e do turismo gastronômico. Cada ação do festival aproxima o público da cidade, valoriza nossos chefs e projeta nossa gastronomia para além das fronteiras”, afirma Fabiano Barros, presidente do PCVB. Para Múcio Maffacioli, diretor de Gastronomia do PCVB, o Desafio dos Chefs e demais atrações interativas reforçam a tradição do festival: “São momentos aguardados e concorridos, que envolvem tanto o público quanto os profissionais que fazem da gastronomia de Petrópolis um patrimônio cultural”.

Festival terá final de semana especial e segue até 02 de novembro nos restaurantes

Entre 17 e 19 de outubro, o Estação Locanda, em Itaipava, será o coração do festival, com curadoria da Deguste, tradicional festival cervejeiro da cidade, que potencializa a experiência com degustações e interações culturais. Paralelamente, até 2 de novembro, restaurantes, bares e cafeterias – são 29 participantes – oferecem pratos exclusivos inspirados na sétima arte, garantindo que o festival se estenda por toda a cidade.

Este ano, o tema escolhido para o festival é Gastronomia em Cena, uma referência à extensa lista de filmes que tiveram a cidade como cenário. Mais de 30 produções foram gravadas em Petrópolis. Entre as obras que inspiram os chefs estão filmes como “Flores Raras” e “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, que capturam a atmosfera única da cidade. “Cada cena filmada aqui funciona como uma vitrine natural, projetando Petrópolis para o país. Quem vê na tela, deseja vivenciar de perto. É assim que espectadores se transformam em turistas”, observa Tatiana D’Ângelo, da Film Commission, curadora da relação entre cinema e gastronomia que guia a escolha dos pratos nesta edição.

“Com criatividade, sabor e cinema, o Petrópolis Gourmet 2025 promete abrir um novo capítulo da história gastronômica da cidade, fazendo de cada prato uma experiência que vai muito além do paladar”, aponta  Múcio Maffaciolli. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acessos

  • 251.969 cliques