Petrópolis promove seu Festival de Fondue, Racletes, Caldos e Cremes
Com recorde de participantes – 53 bares e restaurantes – o Festival de Fondue, Racletes, Caldos e Cremes, que segue até o dia 31, propõe aos visitantes neste inverno na Cidade Imperial uma viagem gourmet. A ideia é que os turistas experimentem o máximo de delícias que vão desde os tradicionais fondues, passando pelas receitas de caldos feitos com cerveja artesanal e até mesmo o sorvete de fondue. Isso sem falar em uma paixão nacional, a coxinha, que também ganhou a sua versão em fondue. A cada edição – está é a 13ª – o festival inova e se consolida no calendário de eventos da estação no Estado.
O Festival reflete diretamente na ocupação hoteleira que registra ao longo de julho mais de 85% de ocupação nos finais de semana acompanhado das baixas temperaturas e uma série de atrações que a cidade oferece com shows, exposições e entretenimento. São pelo menos 11 mil pessoas todos os finais de semana hospedadas na rede que tem 118 hotéis e pousadas.
“É uma consonância de elementos que faz a cidade ser quente no inverno. São as temperaturas baixas, a moda de inverno nas vitrines, os passeios culturais e nas áreas rurais, os festivais culturais como o do Sesc, os shows no Parque de Exposições, enfim, é o trade trabalhando em sintonia para nossa alta temporada”, afirma o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.
Inverno e fondue são a combinação perfeita da estação, isso ninguém pode negar. E fica ainda mais interessante quando entram no cenário os vinhos para acompanhar e também as cervejas artesanais, um dos fortes de Petrópolis e que também são usadas no preparo dos pratos. O Casarão da Cervejaria Odin, uma das artesanais mais badaladas do país, preparou uma sopa de cebola na trippel (cerveja ‘loira’ de elevado teor alcoólico) gratinada com queijo. E rola ainda uma canjiquinha cremosa com ragu de costelinha na coffeeblond (uma cerveja clara onde o sabor e aroma de café verde marcam presença).
E que tal um caldo de costela assada com aipim cozido no leite com manteiga de garrafa? Também tem! O MeetBeer e Co, que oferece esse cardápio, mostra que a criatividade e boa cozinha andam juntas e estão surpreendendo a cada edição do festival.
Já a Pousada das Araras aposta na suavidade de uma sopa de camembert com shitake, a principal pedida do espaço. E para quem é fã de frutos do mar, o tradicionalíssimo Parrô do Valetim preparou, entre outros pratos, o caldo de camarão.
O Duetto’s Bistrô e Café e o Villa Colunus colocaram em seus cardápios, uma versão brasileiríssima: o fondue de coxinha. E de sobremesa o Sorvete Brasil lançou um fondue com cubos de sorvetes variados com ganache de chocolate amargo.
Recém- inaugurado em maio o Soberano, em Itaipava, participa pela primeira vez do festival. E a chef Raquel Geraldo preparou pratos especialmente para o evento para aquecer corpo e alma de quem prestigia o espaço destinado a shows e apresentações culturais. A casa oferece creme de batata baroa com alho poró, uma combinação inovadora, e os tradicionais abóbora com gorgonzola e ervilha com bacon. “Estamos muito animados de fazer parte do festival que já é uma referência e os caldos foram carinhosamente preparados para agradar a todos os paladares”, afirma Simone Mascarenhas, responsável pela comunicação do espaço.
“A ideia é que seja leve, divertido e saboroso para quem vem a Petrópolis e para o morador também que aguarda o festival para curtir o inverno. Depois de dois anos de pandemia e com restrições de público estamos com capacidade de operação plena nos bares, restaurantes e hotéis. Os visitantes também estavam ansiosos por este retorno ao ‘normal’ e acaba sendo uma sintonia prazerosa: nós, querendo recepcionar e compartilhar o que a cidade tem de melhor, e o turista em busca de bons programas, acolhimento, segurança e diversão”, afirma o presidente do Petrópolis Convention, Fabiano Barros.
A relação completa de participantes esta no site Visite Petrópolis.