ACONTECE NA SERRA DO RIO

Projeto Música Livre realiza Mostra de encerramento em escola de Secretário, localidade de Petrópolis

Projeto Música Livre realiza Mostra de encerramento em escola de Secretário, localidade de Petrópolis

No próximo dia 22, a partir das 10:30h, acontece o encerramento das oficinas do projeto Música Livre. Os alunos de música e artes mostrarão aos pais e à comunidade local do distrito de Pedro do Rio e adjacências tudo o que produziram nos últimos três meses a partir das oficinas. O projeto, com coordenação artística de Marco Aurêh, também professor de flauta e de canto, é produzido pela Kaza 8 produções culturais e atendeu 30 alunos (sendo 5 de inclusão) do ensino básico da rede pública na Escola Municipal Dr. Barros Franco, localizada no bairro de Secretário, na zona rural do 4º distrito de Petrópolis. A mostra será realizada no pátio da escola, a partir das 10:30h e contará com Língua Brasileira de Sinais e rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

O objetivo do projeto é resgatar o cancioneiro popular e as manifestações folclóricas brasileiras, oferecendo às novas gerações uma alternativa cultural enriquecedora em contraposição à massificação musical atual. Músicas como “Mulher Rendeira”, “Maria Bonita”, “Asa Branca”, “Sambalelê” e “Se essa rua fosse minha” serão executadas por jovens alunos que também têm se surpreendido e encantado com a beleza dessas eternas canções. O show de encerramento, além da presença dos professores/músicos, terá a participação especial do sanfoneiro Léo Rugero.

A Mostra de Encerramento é destinada a todos os alunos, familiares, profissionais da escola e moradores da comunidade local. O evento apresentará todo o processo desenvolvido com os alunos através da exibição de um vídeo com imagens capturadas dos melhores momentos das oficinas. O ponto alto fica por conta das apresentações musicais dos alunos participantes junto à exposição e performance dos instrumentos confeccionados com os mais inusitados materiais recicláveis.

As oficinas realizadas nos últimos três meses, incluíram aulas de canto; aulas de instrumentos musicais profissionais como flauta doce soprano; aulas de percussão com zabumba, pandeiro, triângulo, tambor e chocalho ministradas pelo professor Dino Fernandes e aulas de artes com a professora Márcia Ferreira que acompanhou os estudantes na confecção de instrumentos artesanais a partir de materiais recicláveis como pandeiros feitos com pratos de vasos de planta e tampinhas de metal, tambores feitos a partir de baldes, chocalhos com garrafinhas de refrigerantes, flautas de tubos de PVC, chocalhos com sementes e paus-de-chuva com tubos de papelão. Na mostra do Música Livre, todo este material será exibido e manipulado sonoramente.

O projeto, contemplado no Edital de Chamada Emergencial de Apoio à Arte-Educação “Fazendo Arte RJ”, tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

Ficha Técnica:
Marco Aurêh – Coordenador artístico, direção musical e professor de flauta e canto;
Dino Fernandes – professor de percussão;
Márcia Ferreira – professora de artes;
Kaza 8 Produções Culturais / Sabrina Castro – Produção;
Léo Rugero – músico convidado;
Vânia Cristina – Intérprete de Libras;
Cris Melo – Colaboradora de acessibilidade
Apoio: Escola Municipal Dr. Barros Franco – Diretor Rafael de Melo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.