Projeto Música Livre realiza Mostra de encerramento em escola de Secretário, localidade de Petrópolis
O evento contará com apresentações musicais e exposição de instrumentos de material reciclado confeccionados pelos estudantes
No próximo dia 22, a partir das 10:30h, acontece o encerramento das oficinas do projeto Música Livre. Os alunos de música e artes mostrarão aos pais e à comunidade local do distrito de Pedro do Rio e adjacências tudo o que produziram nos últimos três meses a partir das oficinas. O projeto, com coordenação artística de Marco Aurêh, também professor de flauta e de canto, é produzido pela Kaza 8 produções culturais e atendeu 30 alunos (sendo 5 de inclusão) do ensino básico da rede pública na Escola Municipal Dr. Barros Franco, localizada no bairro de Secretário, na zona rural do 4º distrito de Petrópolis. A mostra será realizada no pátio da escola, a partir das 10:30h e contará com Língua Brasileira de Sinais e rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
O objetivo do projeto é resgatar o cancioneiro popular e as manifestações folclóricas brasileiras, oferecendo às novas gerações uma alternativa cultural enriquecedora em contraposição à massificação musical atual. Músicas como “Mulher Rendeira”, “Maria Bonita”, “Asa Branca”, “Sambalelê” e “Se essa rua fosse minha” serão executadas por jovens alunos que também têm se surpreendido e encantado com a beleza dessas eternas canções. O show de encerramento, além da presença dos professores/músicos, terá a participação especial do sanfoneiro Léo Rugero.
A Mostra de Encerramento é destinada a todos os alunos, familiares, profissionais da escola e moradores da comunidade local. O evento apresentará todo o processo desenvolvido com os alunos através da exibição de um vídeo com imagens capturadas dos melhores momentos das oficinas. O ponto alto fica por conta das apresentações musicais dos alunos participantes junto à exposição e performance dos instrumentos confeccionados com os mais inusitados materiais recicláveis.
As oficinas realizadas nos últimos três meses, incluíram aulas de canto; aulas de instrumentos musicais profissionais como flauta doce soprano; aulas de percussão com zabumba, pandeiro, triângulo, tambor e chocalho ministradas pelo professor Dino Fernandes e aulas de artes com a professora Márcia Ferreira que acompanhou os estudantes na confecção de instrumentos artesanais a partir de materiais recicláveis como pandeiros feitos com pratos de vasos de planta e tampinhas de metal, tambores feitos a partir de baldes, chocalhos com garrafinhas de refrigerantes, flautas de tubos de PVC, chocalhos com sementes e paus-de-chuva com tubos de papelão. Na mostra do Música Livre, todo este material será exibido e manipulado sonoramente.
O projeto, contemplado no Edital de Chamada Emergencial de Apoio à Arte-Educação “Fazendo Arte RJ”, tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
Ficha Técnica:
Marco Aurêh – Coordenador artístico, direção musical e professor de flauta e canto;
Dino Fernandes – professor de percussão;
Márcia Ferreira – professora de artes;
Kaza 8 Produções Culturais / Sabrina Castro – Produção;
Léo Rugero – músico convidado;
Vânia Cristina – Intérprete de Libras;
Cris Melo – Colaboradora de acessibilidade
Apoio: Escola Municipal Dr. Barros Franco – Diretor Rafael de Melo
Serviço:
Mostra de Encerramento do Projeto Música Livre
Data: 22/06/2024
Horário: 10h30
Entrada Franca