Rock the Mountain estima movimentar 70 milhões na economia de Petrópolis
O Rock the Mountain, que começa em Itaipava neste final de semana, espera receber mais de 100 mil pessoas – entre os dias 08, 09, 10, 16 e 17 de novembro. O evento, que desde 2022 acontece em dois finais de semana consecutivos, terá um dia a mais este ano, trazendo uma noite de abertura especial nesta primeira sexta-feira (08).
Com grandes nomes da música brasileira (e até internacional) em seu line up, a organização do evento estima movimentar em torno de 70 milhões na região serrana do Rio de Janeiro, com gastos que envolvem alimentação, transporte, hospedagem, etc; além de gerar mais de 800 vagas de trabalho temporários, que vão desde recepcionistas, vendedores, seguranças, motoristas, agentes de limpeza, entre outros.
Ricardo Brautigam, sócio-criador do festival, comenta sobre a movimentação que o evento gera na região: “Um dos principais objetivos do Rock the Mountain é deixar um legado positivo para a região serrana. A cada ano realizamos diversas melhorias no Parque, desde o plantio de grama, mudas de árvores, postes de luz até um novo coreto, que virou um palco voltado exclusivamente para artistas da região. Mas esse legado passa também por um retorno financeiro. É muito gratificante ver como a cidade fica movimentada, hotéis lotados, pessoas vindo de todo o Brasil, e ter a certeza de que o festival movimenta a economia local, contribuindo para o turismo, a gastronomia e os negócios em geral. São dois finais de semana em que Itaipava respira o Rock the Mountain e eu sou muito grato pela maneira como sempre fomos recebidos”.
Rock the Mountain 2023, Palco Coreto (Foto Tayná Uraz)
Pensando também na cultura local, o RTM criou o Palco Coreto, com programação dedicada a artistas oriundos da região serrana, e que desde 2023 deixou de ser temporário e ganhou espaço permanente no Parque de Exposições de Petrópolis. A programação acompanha a proposta do festival e traz uma pluralidade de gêneros musicais.
No line up deste ano, o jazz será representado pela cantora Juliane Gamboa, artista que vem se destacando na atual cena carioca e que já se apresentou em casas como Blue Note (SP) e Dolores Club (Rio); a MPB virá com Thalita Villa, cantora que traz referências de nomes como Djavan, João Bosco, Elis Regina e Dominguinhos, e Maria Swenson, que participou do antigo coral Meninas Cantoras de Petrópolis e hoje segue trabalho solo; o forró, que já se tornou tradição no Palco Coreto, será representado pela banda Veredas e o Trio Maluvido; o pop petropolitano virá com Igor Oggy, que tem referências como Beyoncé, Mariah Carey, IZA e Gloria Groove, e a banda Chili, que mistura o pop com ritmos como disco, rock, dance e reggae; o cantor e multi-instrumentista autodidata Emmanuel Fialho também levará o reggae para o palco; e com a intenção de contribuir com experiência completa do Rock the Mountain, que inclui as famílias, o grupo Cucaracha e Theobalda levará para o coreto uma apresentação de teatro musical infantil.
MUITO ALÉM DA MÚSICA
Realizado em meio à natureza, o RTM sempre prezou pelas questões ambientais e há anos vem implementando iniciativas que passam por opções de transporte compartilhado para reduzir a emissão de gases poluentes; espaço de alimentação 100% vegetariana, reduzindo drasticamente a emissão de gases do efeito estufa; sistema eficiente de coleta seletiva e compostagem, desviando mais de 90% dos resíduos de aterros sanitários; entre outros. Uma importante conquista para a edição deste ano é que o festival chega em 2024 neutralizando 100% das emissões de CO2, investindo em projetos de reflorestamento e energias renováveis.
A cada ano, o festival também deixa de legado muitas melhorias para o Parque Municipal, como reformas do gramado, da pista de skate, construção de um coreto, plantio de mudas, obras de drenagem, construção e reforma de cercas baixas para proteção dos gramados, chuveiros, obras de aterramento, etc. Através do ingresso Meia Solidária, são arrecadadas anualmente mais de 15 toneladas de alimentos que são distribuídos para instituições sociais de Petrópolis. Mais de 60 litros de óleo de cozinha, usado em cada edição no festival, é transformado em sabão e doado para famílias do projeto Incluir Petrópolis, que apoia famílias atípicas e pessoas com deficiência.
Além disso, reforçando o comprometimento com a inclusão, o evento oferece uma lista PCD, uma lista trans e uma lista NB (não-binário). Também são destinados 500 ingressos para a Prefeitura de Petrópolis, valorizando a presença da população local . Já a equipe e o line up são compostos por pelo menos 50% de mulheres. Tais medidas são realizadas a fim de democratizar o acesso ao festival e tornar o público ainda mais diversificado, deixando o ambiente mais plural e acolhedor.
SERVIÇO – ROCK THE MOUNTAIN 2024
Datas: 08, 09 e 10, 16 e 17 de novembro
Local: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Itaipava, Petrópolis, Rio de Janeiro
Ingressos:
Sexta-feira
1º final de semana
2º final de semana
Mais informações nas redes sociais e site oficial do festival