Rock the Mountain reforça seu compromisso com a sustentabilidade
Iniciativas geram impacto ambiental positivo, como economia de milhões de litros de água e grande redução da pegada de carbono
Em meio a natureza, o Rock The Mountain reforça mais uma vez o compromisso com a sustentabilidade. Em 2023 o evento manteve iniciativas sustentáveis em diversas frentes, que refletem diretamente em impactos positivos para o meio ambiente.
A começar pela praça de alimentação 100% vegetariana. De acordo com os realizadores, nas últimas edições, houve uma economia de aproximadamente 100 milhões de litros de água em comparação com o que a praça de alimentação teria gerado caso tivesse ofertado produtos com proteína animal.
Além disso, a pegada de carbono foi reduzida consideravelmente – a economia ao longo dos quatro dias de festival seria o equivalente a 2 milhões de quilômetros rodados. Grande parte da emissão de CO2 do evento é compensada via crédito de carbono, recebendo certificado da ONU.
Entre os destaques de sustentabilidade estão:
- 100% das certificações e licenciamentos ambientais atendidos;
- Energia verde: uso de biodiesel como fonte de energia – não emite CO2, é renovável, biodegradável, reduz até 90% dos gases de efeito estufa e aumenta a qualidade do ar na área do festival;
- Água para todos: para diminuir drasticamente a venda de garrafas plásticas descartáveis, bebedouros gratuitos são distribuídos em vários pontos do festival;
- Plantio de árvores no parque com o projetoagua_oficial;
- Sem fogos de artifício: além da poluição sonora e desrespeito com o próximo, o espetáculo visual não vale sua emissão de CO2;
- Gestão de resíduos: a meta é desviar 90% de resíduos do aterro enviando recicláveis para cooperativa local (óleo para confecção de sabão, lonas para transformação, orgânicos para compostagem e porta-guimba para reciclagem);
- Cenografia Eco: reutilização de pallets, diminuição da utilização de lonas e encaminhamento correto; R$2,00 de cada ingresso vendido vai para o trabalho de sustentabilidade local;
- Mais ônibus e menos carro = a mais lugares e menor a pegada de carbono: o evento oferece serviços de transfers saindo de diversos pontos pra diminuir o trânsito de veículos particulares. Veja aqui mais detalhes.
“O festival tem como um dos motes o respeito à natureza. Nós nos inspiramos no movimento Segunda Sem Carne, onde durante um dia da semana você não come carne. Mudamos para dois dias, que é a duração do festival. A ideia era justamente que o público tivesse essa experiência e segue dando super certo”, explica o diretor criativo e fundador do evento, Ricardo Brautigam.
Foto: Rock The Mountain (Divulgação I Hate Flash)