ROTA OLÍMPICA NA SERRA QUE VALE OURO
As Olimpíadas do Rio, sem dúvida, atraem milhares de turistas à cidade maravilhosa. Além de assistir às competições, a maioria também aproveita para conhecer os pontos turísticos famosos, bares, restaurantes, museus e praias. O resultado não poderia ser diferente: a capital carioca está cheia de gente e se tornou, nessas próximas três semanas, o centro étnico e multicultural do mundo.
Mas, para aqueles que querem fugir do tumulto e do burburinho nas ruas, a região serrana da cidade pode ser uma excelente opção. Clima fresco, ar puro, tranquilidade e natureza se tornam os ingredientes perfeitos para garantir a paz. Por conta disso, dois estrelados restaurantes prepararam delícias gastronômicas especiais para receber os visitantes.
Para começar o passeio pelos sabores e lugares, o Cocotte Bistrô, em Itaipava, promete levar os comensais para uma experiência gastronômica tipicamente francesa. O ambiente da casa também é uma atração à parte e remete à linda região da Provence, famosa pelos seus vastos campos de flores coloridas e perfumadas, oferecendo um clima sensorial completo aos clientes.
Comandado pelo casal Manoela Rabin e Luiz De Simone, o Cocotte Bistrô possui um atendimento de alto nível e desenvolve pratos de sabor único como filé mignon ao molho cocotte, acompanhado por batatas farcie e cebolas confitadas, e o filé de linguado com velouté de peixe e abobrinhas defumadas. Dois sucessos da casa.
Para esse período olímpico, Manoela – que além de proprietária, também é chef do bistrô e possui um currículo impecável, com passagens por restaurantes premiados com estrelas Michelin em Bordeaux, Provence, além de Normandia e Austrália – elaborou uma programação diferente para todo o mês de agosto. “ Funcionaremos a partir do jantar das quintas-feiras, encerrando apenas no almoço de domingo. Também preparamos, a cada semana da Olimpíada, um menu dedicado a um país que já foi sede dos Jogos” – afirma.
Como o evento tem duração de três semanas, são três cardápios especiais compostos por entrada, prato principal e sobremesa. As cidades que inspiraram homenagens foram a Rio – 2016, obviamente, além de Roma – 1960 e Paris -1900.
O menu Rio vai surpreender o paladar dos comensais com um delicioso creme de Bobó com farofa de dendê de entrada, seguido de moqueca à moda Cocotte e manjar de côco com ameixas como sobremesa. Já o Roma vai fazer os amantes da gastronomia se renderem às delícias típicas da capital italiana, iniciando com uma polenta cremosa acompanhada de cogumelos Porcini, ravioli de Boursin ao molho da Nonna como prato principal e panna cota com coulis de frutas vermelhas para adoçar o paladar. Por fim, o menu Paris não podia deixar a desejar: uma sopa de cebola gratinada promete aquecer as próximas etapas do cardápio, que seguem com o tradicional boeuf bourguingnon como prato principal e tarte tartin com caramelo Beurre Salé, fechando o circuito.
Não se pode esquecer que, para harmonizar com todas essas maravilhas, os clientes também terão oportunidade de desfrutar os almoços e jantares acompanhados pelo pianista Luiz De Simone – proprietário e marido de Manoela – tocando composições originais ao piano, bem como clássicos do cinema e do repertório erudito. Ele, que formou-se bacharel em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música e seguiu a trajetória de um pianista tradicional, dando muitos concertos pelo Brasil e pela Europa.
Sabores e músicas à parte, assim como nos esportes, a cada final de semana os menus olímpicos do Cocotte vão concorrer entre si. “Nossa ideia é que os clientes possam dar pontuações, de acordo com a opção de que mais gostaram. Ao final, teremos o menu de ouro, formado pela melhor entrada, melhor prato principal e sobremesa” –destaca Manoela.
Final do mês com todos os menus olímpicos
No último final de semana de agosto, entre os dias 25 e 28, já encerradas oficialmente as Olimpíadas, todos os menus olímpicos estarão disponíveis para os clientes, com uma surpresa: aqueles que vierem a escolher, sem saber, o menu de ouro, vão ganhar um prêmio oferecido pelo bistrô. É preciso contar com a sorte. Mas, afinal, qual atleta também não conta com um pouquinho de sorte para superar os adversários e conquistar a tão sonhada medalha?
Seguindo os passos dos restaurantes que prepararam surpresas para o período olímpico, outra grande casa que não vai deixar os visitantes da serra sem delícias gastronômicas com toque europeu é o Bistrot da Serra, em Araras. O lugar, inaugurado há dois anos, é comandado pelos sócios Walace Correa e Mário Possas. Inspirado em três dos mais tradicionais e festejados restaurantes que já funcionaram em Araras – La Belle Meunière, Dical Braconnot e Chico Veríssimo – o bistrô privilegia a culinária suíça, com suas influências francesa, austríaca, italiana e alemã.
Todos os pratos são comandados pelo chef André Santos, que começou sua trajetória em restaurantes no Rio de Janeiro. No entanto, foi na região serrana que ele consolidou mais ainda sua experiência, trabalhando em casas como Bistrot Imperatriz e Chateaux dês Montagnes, onde foi treinado pelo sous chef de Alex Atala e o chef Marcos Pereira, que hoje atua em Belo Horizonte.
A decoração e arquitetura do lugar foi toda elaborada e pensada pelos sócios, que quiseram, principalmente, ressaltar um charme a mais na casa, aproveitando a natureza da região. Prova disso é preservação de uma linda árvore dentro do restaurante, surpreendendo os clientes. Um deck sobre o lago e o redor do bistrô todo fechado em vidro garante aos comensais uma apreciação plena da natureza local, enquanto saboreiam as maravilhosas opções do menu.
O Bistrot da Serra possui ainda uma trilha sonora tranquila e relaxante, contando com as melhores canções da MPB e de Jazz, além de um violinista ao vivo todas as sextas feiras.
Para o período dos Jogos, menus específicos foram criados, tendo como inspiração grandes nomes da história das Olimpíadas. As opções de entradas são: mini hambúrguer de carne com cogumelos e cebolas crocantes, que homenageia o atleta americano Michael Phelps, e o mini risoto de cordeiro, que leva o nome de Eduardo Mangiarotti, da Itália. Entre os pratos principais, o destaque vai para a moqueca de frutos do mar, ressaltando nossa medalhista de ouro, Maurren Maggi, e a costela de porco com purê de inhame, lembrando o multi campeão do atletismo, Usain Bolt, da Jamaica.
As sobremesas, como sempre, encerram o ciclo de sabores deixando saudades para os comensais. Entre as opções elaboradas estão a espuma de doce de leite com morangos flambados, homenageando Luis Scola, atleta argentino de basquete, e o tradicional creme brulé, saudando a França, em nome de Ranaud Lavillenie, do salto com vara.
Para harmonizar, o sommellier do bistrôt, Walace Correa, sugere três rótulos de peso: o californiano Castoro Cellars Petite Syrah 2006 (tinto), o italiano Talenti Zirlo 2012 (tinto), da região da Toscana, e o legítimo francês La Cave d‘Augustin Florence Sauternes 2012, da região de Bordeaux, um saborosíssimo vinho de sobremesa. Encerrando as sugestões Olímpicas, o bom argentino Sophenia Malbec Reserva 2012 (tinto).
Serviços:
COCOTTE BISTRÔ _ Itaipava
Estrada União Industria 13.984 (esquina com Rua das Casuarinas)
Telefone: (24) 2222-3334.
Email: cocottebistro@gmail.com
Site: www.cocottebistro.com
Horário de funcionamento: de sexta-feira a sábado
Reservas para almoço entre 13h e 15h30.
Reservas para jantar entre 20h e 22h30.
BISTROT DA SERRA _ Araras
Estr. Bernardo Coutinho, 3575 – Araras, Petrópolis – RJ
Telefone: (24) 2225-1619
Email: correa.walace@gmail.com
Horário de funcionamento: de quinta-feira a domingo.
Feriados e datas comemorativas funciona em horários especiais
MENUS:
Menu Olímpico Cocotte Bistrô
(do jantar de 5a até o almoço de domingo)
4 a 7 de agosto – MENU RIO 2016
11 a 14 de agosto – MENU ROMA 1960
18 a 21 de agosto – MENU PARIS 1900
25 a 28 de agosto – MENU OLÍMPICO (Rio, Roma e Paris!)
FRANÇA – MENU 1900
Sopa de Cebola Gratinada
Boeuf Bourguingnon
Tarte Tatin com Caramelo Beurre Salé
BRASIL – MENU 2016
Creme de Bobó com Farofa de Dendê
Moqueca à moda Cocotte
Manjar de Côco com Ameixas
ITALIA – MENU 1960
Polenta Cremosa com Cogumelos Porcini
Raviole de Boursin com Molho da Nonna
Panna Cota com Coulis de Frutas Vermelhas