ACONTECE NA SERRA DO RIO

Serratec completa um ano de fundação fomentando setor de TI na região serrana

Serratec completa um ano de fundação fomentando setor de TI na região serrana

Nesta sexta-feira (12/06), o Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana – completa um ano de fundação. Criado em 12 de junho de 2019, como instituição sem fins lucrativos, o parque desempenha o papel de fomento do arranjo produtivo do setor de Tecnologia da Informação (TI) da região serrana do Rio de Janeiro, tendo como pilares as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Embora novato como instituição, o Serratec é o amadurecimento de esforços pregressos, que tiveram início com o movimento Petrópolis-Tecnolópolis, há 20 anos, em confluência com a instalação do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis, revelando a vocação e destaque da região para o segmento de tecnologia e da computação científica.

Lançamento do Serratec em 2019

Reunindo universidades, centros de pesquisa, órgãos governamentais, agências de fomento e empresas de TI, o Serratec dá contorno ao maior parque tecnológico do interior do Estado, com localização estratégica e o único do Brasil com atuação regional e não restrito a uma área geográfica limitada. Atualmente, o setor conta com 170 empresas, que empregam cerca de três mil funcionários e uma movimentação de aproximadamente R$ 550 milhões/ano nas três cidades principais. Entre elas estão a Orange, empresa mundial do setor de telecomunicações, a Alterdata, uma das 200 maiores empresas de tecnologia do país (Info Exame), além de diversas outras que nasceram ou foram atraídas para a região e desenvolvem projetos estratégicos na Região, em todo o Brasil e no exterior.

Liderado pelo setor empresarial, o Serratec tem na Residência de Software um dos seus pilares de atuação. Trata-se de um programa gratuito de imersão tecnológica, operado em parceria com a Firjan/Senai e voltado à qualificação profissional e à empregabilidade, dirigido principalmente a jovens recém-saídos do ensino médio da rede pública de educação. Na outra ponta, o Programa contribui para reduzir o déficit de profissionais qualificados para atuar no setor, problema que atinge todo o Brasil – não sendo, portanto, diferente para as empresas de base tecnológica da Região.

O setor de TI tem sido um dos menos afetados pela pandemia do coronavírus. A área, que já vinha crescendo em função da transformação digital nos diversos setores produtivos, tem se mantido aquecida e até vivenciado uma nova onda, impulsionada pela necessidade de adaptações e de novas operações digitais, requeridas pelo isolamento social.

O aniversário de um ano do Serratec será celebrado em 30 de junho, com a aula inaugural da segunda turma da Residência de Software que, em tempos de Covid-19, acontecerá online, reunindo 148 novos alunos em Petrópolis e Teresópolis. A previsão é que em cinco meses eles estejam prontos para ingressar no mercado de trabalho da Região, como trainees em desenvolvimento de software.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.