Serratec oferece 109 vagas para curso de capacitação tecnológica em Friburgo, Teresópolis e Petrópolis
O Parque Tecnológico da Região Serrana (Serratec) está com inscrições abertas, até o próximo dia 31 de janeiro, para o processo seletivo 2021.1 do programa de residência em TIC/Software, em Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. As inscrições podem ser feita pelo site do SERRATEC e é um ótima oportunidade para quem se interessa em ingressar no mercado da tecnologia.
O curso gratuito de imersão é voltado à qualificação profissional de programadores, que une teoria e prática e dura quatro meses e meio. Um dos objetivos da residência é ajudar a suprir a demanda por profissionais de TI das empresas da região e fomentar a atração de novos empreendimentos de tecnologia para as cidades serranas.
De acordo com Serratec, para o primeiro semestre de 2021 serão abertas 74 vagas em Petrópolis, 74 em Teresópolis e 35 em Nova Friburgo.
A previsão é que no segundo semestre o desenho se repita, tendo, ao final deste ano, 370 novos devs – termo usado para se referir aos profissionais de programação – atuando no mercado de TI na região.
O processo seletivo é formado por etapas que vão desde provas online, passando por entrevistas e dinâmicas de grupo. As aulas terão início em março e encerram em julho, com uma maratona de programação.
Para se inscrever é preciso ter o Ensino Médio completo, ser maior de 16 anos, ter disponibilidade de aprender e estudar mais de oito horas por dia e, preferencialmente, morar em um dos três municípios serranos ou em pequenas cidades vizinhas a eles, em um raio de 30 km. Não precisa ter conhecimento prévio em tecnologia.
Ao final, o aluno ainda pode conseguir emprego em uma das empresas parceiras do programa. É uma espécie de passaporte para um dos mercados que mais cresce no mundo, o de tecnologia. Por conta da pandemia da Covid-19, será realizado em formato online, com aulas ao vivo, seguindo o modelo já operado em 2020. De acordo com o edital do programa, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas negras e quem estudou em escola pública são públicos prioritários.
Capacitação
Desde 2019, o Serratec já capacitou 177 pessoas de diferentes faixas etárias, com níveis educacionais variados e oriundos de distintas áreas de conhecimento, entregando diversidade e profissionais multidisciplinares ao mercado de TI da região.
Outro diferencial da residência é que, além do conhecimento técnico adquirido, os alunos têm a oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais.
O índice acumulado de contratação por parte das empresas parceiras do programa, em 2019 e 2020, é de 65%. Essas empresas adotam os residentes, que ingressam no curso através de um processo seletivo, e investem em sua formação no período.