Teatro Feso recebe concerto “Chiquinha Gonzaga e seu legado”, no sábado (23)

O Teatro Feso receberá neste sábado, 23 de agosto, o concerto “Chiquinha Gonzaga e seu levado”. O espetáculo será conduzido pela artista Raquel Paixão, que interpreta a personagem, revelando curiosidades e momentos decisivos de uma das vozes mais importantes na luta abolicionista.
A apresentação ocorrerá a partir das 20h, e os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla no link.
Os valores variam entre R$15,00 e R$30,00 para assentos na plateia e no balcão superior.
O Teatro Feso está localizado na avenida Alberto Tôrres, 111 – com entrada pela rua Sebastião Lacerda.
Sobre a apresentação
O concerto “Chiquinha Gonzaga e seu legado” convida o público a revisitar a história de Chiquinha, não apenas como uma artista da vanguarda, mas também como uma mulher negra em um Brasil marcado por desafios sociais e raciais. A pianista compartilha suas próprias vivências como mulher e artista negra, refletindo sobre a importância de dar visibilidade a essas narrativas no contexto da música clássica.
Chiquinha Gonzaga
Francisca Edwiges Neves Gonzaga foi pianista, maestra e compositora, pioneira em assumir a música como profissão, em um tempo onde mulheres eram restringidas ao trabalho doméstico. Também foi ativa no movimento abolicionista e, segundo registro em suas biografias, a própria maestra comprou alforria de pessoas escravizadas com dinheiro que arrecadava da venda das partituras de suas composições.
Sobre Raquel Paixão
Raquel é pianista, atriz e professora com uma carreira que reflete seu compromisso com a música brasileira. Em 2019 e 2020, realizou recitais no Brasil e no exterior, dedicados ao repertório brasileiro para piano solo. Recentemente, recebeu o prêmio Urso de Prata, em Berlin, pelo curta “Manhã de Domingo”, no qual interpretou uma pianista.