Balanço Final da Fevest 2024: sucesso e inovação marcam a maior Feira de Lingerie já realizada em Nova Friburgo
A Fevest 2024 está sendo reconhecida como a maior de todos os tempos. Com 33 edições já realizadas, a feira de lingerie, moda praia, fitness e matéria-prima é referência em todo continente americano, e encerrou suas atividades com grande sucesso, justificando mais uma vez o título de Capital Nacional da Moda Íntima para a cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Mais de 9 mil pessoas, entre confeccionistas, compradores, fornecedores de matéria-prima e serviços percorreram os corredores da Fevest durante os três dias de evento – de 25 a 27 de junho.
E o sucesso deve se repetir em 2025. A 34ª Fevest Trend já tem data marcada, será de 24 a 26 de junho de 2025, no Nova Friburgo Country Club. O anúncio foi feito pelo presidente do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), Gustavo Moraes, realizador do evento.
A Fevest, além de mostrar o que vai ser tendência com os desfiles com performances e stands das confecções e matéria-prima, também ofereceu oportunidades, aprendizado e conhecimento para os participantes, por meio de podcasts, talk shows e palestras sobre liderança, atendimento, e-commerce, sustentabilidade, empreendedorismo feminino, entre outros.
“Gostei muito das palestras, principalmente as direcionadas para as mulheres, é muito bom nos sentirmos representadas, recebermos essa atenção, com dicas específicas para as nossas necessidades”, comemorou Cíntia Overney, consultora de moda de uma loja em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Rodadas de negócios
A feira também viabilizou rodadas de negócios, que proporcionaram um ambiente propício para a criação de novas parcerias comerciais. Compradores nacionais e internacionais puderam negociar diretamente com os fabricantes, promovendo o crescimento e a internacionalização das marcas brasileiras.
O título de Capital Nacional da Moda Íntima se reforça quando a Fevest apresenta os dados geográficos do público presente. São muitos compradores de outros estados, como a Cíntia. Segundo o balanço do Sindvest, realizador da Fevest, pelo menos 14 estados estavam representados pelos visitantes – Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo – além dos compradores de diversas cidades do Estado do Rio – Niterói, Cabo Frio e São Gonçalo. A presença de empresários estrangeiros também foi identificada: as confecções receberam compradores do Chile, Colômbia, Argentina, Equador e Paraguai.
“Estamos muito felizes com o resultado da feira, que recebeu empresários de todos os lugares, incluindo compradores, lojistas, distribuidores e profissionais do setor. A Fevest foi grandiosa, e nosso Polo ganhou força e tração novamente, mostrando porque Nova Friburgo é a Capital Nacional da Moda Íntima. Quero agradecer a todos que participaram e nos apoiaram nesse desafio e vamos celebrar esse resgate”, convidou o presidente do Sindvest, Gustavo Moraes, realizador do evento.
O empresário Felipe Zanon, da Guilff moda praia, também comemorou os resultados da Fevest: “Este ano tivemos um público novo, compradores maiores, fechamos 20% mais negócios que no ano passado, e ainda teve networking com compradores de todo o país. Foi muito bom”, destacou.
Para a gerente geral da Moving moda fitness, Simone Amâncio, o melhor foram os novos contatos. Opinião compartilhada com Andreia Tieko, coordenadora de atacado da CCM: “Não chegamos a fechar negócio, mas tivemos muitos cadastros novos, muita gente interessada e promessas de encomendas. Muita gente veio para conhecer os produtos”, concluiu.
Ao todo, 140 expositores, entre confecções e fabricantes de matéria-prima e prestadores de serviço ocuparam o Nova Friburgo Country Clube nos três dias de feira. Entre os fornecedores, uma grande parte era de fora de Nova Friburgo, como Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e da capital do Rio de Janeiro. Eles apresentaram as principais novidades nos seus segmentos – tecido, bojo, acabamentos, fitas, rendas, embalagens, equipamentos etc. Chirley Tavares, gerente da VinilSul, aprovou o evento: “É muito relevante para o modelo B2B. A feira é mais seletiva, o público é mais direcionado. Conhecemos novos clientes e consolidamos antigos. Isso é muito gratificante”, comemorou a executiva da empresa com sede no Rio de Janeiro.
O espaço ainda contou com instituições: Firjan, Sebrae, Senac, Sicred, Correios, OLISt, entre outros. Todas elas apresentando os produtos e serviços que disponibilizam para o segmento de moda íntima. No stand Senai/Firjan estava exposto o resultado do trabalho dos alunos do projeto Novos Talentos da Firjan SENAI Espaço da Moda. Esse ano eles desenvolveram peças inovadoras utilizando tecnologia embarcada, wearables e biomateriais, que retratam uma ‘Moda do Futuro’. Os modelos também foram apresentados na Arena dos Desfiles. Já o Senac montou estruturas para atender aos visitantes com palestras e serviços gratuitos de beleza, bem-estar.
Sobre a Fevest
A Fevest Trend 2024 – Feira de Lingerie, Moda Praia, Fitness e Matéria-prima – é uma realização do Sindvest (Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), com patrocínio da Firjan Senai, ApexBrasil e Sebrae, parceiro institucional SENAC RJ, apoio Águas de Nova Friburgo; Bling, Correios, Energisa, Frionline, OLIST, SICREDI e VINILSUL, apoio institucional da ABIT, Prefeitura de Nova Friburgo e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Site: http://www.fevest.com/