ACONTECE NA SERRA DO RIO

Petrópolis 20230’ avança com detalhamento de projetos de desenvolvimento econômico

Petrópolis 20230’ avança com detalhamento de projetos de desenvolvimento econômico

Movimento empresarial reúne 22 instituições com pauta voltada para o crescimento da economia e geração de emprego

As 22 instituições que compõem o movimento “Petrópolis 2030” se reuniram nesta terça-feira (25) no auditório da Câmara de Diretores Lojistas (CDL-Petrópolis) para reunião de trabalho. O objetivo principal foi a divisão dos grupos que detalharão e defenderão os primeiros 19 projetos apresentados ao governo do Estado, a fim de colocá-los em prática nos próximos sete anos. Os grupos foram divididos em setores e projetos e haverá um encontro com as secretarias estaduais em maio, no Palácio Guanabara. Neste encontro, os projetos, de oito setores, serão apresentados aos secretários e técnicos do Estado para que haja celeridade nos trâmites e que eles possam se tornar realidade no mais curto período de tempo.

“Agora é arregaçar as mangas e batalhar ponto a ponto cada projeto. Como são muitas propostas elegemos um ‘responsável’ por cada uma entre as entidades que terão a incumbência, nesta segunda etapa, de esmiuçar e entregar ao estado dados, informações, possibilidades de legislação, enfim, todo o detalhamento que irá auxiliar os técnicos do governo nestes pleitos”, explica Claudio Mohammad, presidente da CDL, instituição que capitaneia o movimento Petrópolis 2030.

Na reunião de trabalho, os representantes das entidades chegaram ao entendimento que algumas das pautas são prioritárias e sua execução pode acelerar as demais. É o caso da Agência de Desenvolvimento Econômico Resolve RJ, que concentra, em um mesmo ambiente, entes e organismos de apoio a novas empresas em um processo de desburocratização. A meta é que a agência seja instalada em curto espaço de tempo na cidade.

“Outras demandas podem ser conduzidas também com celeridade considerando que há projetos em andamento e outros que podem ser ‘recuperados’ com estudos já consolidados como é o caso da revitalização da Rua Teresa”, defende Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio.

Os grupos se reunirão em encontros setoriais, de trabalho, consolidando os dados e formatando as propostas. A ideia é que todas sejam trabalhadas simultaneamente ainda que existam as prioritárias. “Não há tempo a perder.  Petrópolis sofre esvaziamento econômico e teve agravantes, além da pandemia, com as chuvas e queremos em sete anos ter um cenário diferente que dê segurança e ânimo a novos negócios e consolidação e expansão dos já existentes”, afirma Cláudio Mohammad.

19 propostas em 8 setores

As primeiras 19 propostas do movimento Petrópolis 2020 foram divididas pelos setores de Transporte, Infraestrutura, Tecnologia, Defesa Civil, Segurança, Turismo, Eventos e Desenvolvimento Econômico. Os projetos incluem a ligação Bingen-Quitandinha e a nova pista de subida da serra, a revitalização da Rua Teresa, um centro de convenções, uma escola de cervejaria, melhoria no abastecimento de energia, expansão do gás natural encanado e investimentos em segurança. Além disso, há a urgência da criação da Faculdade de Tecnologia e inclusão de um curso de tecnologia no ensino médio em Petrópolis, uma campanha de divulgação da cidade para consolidar o turismo e atrair investimentos, a instalação de um radar meteorológico de última geração e um heliporto.

O que é o Movimento Petrópolis 2030:

O movimento nasceu da convergência de ideias de representantes de vários setores produtivos na cidade que identificam que é preciso reverter, em pouco tempo, o esvaziamento econômico que Petrópolis sofre. Reunidas, as instituições elencaram 19 propostas básicas de obras, programas e equipamentos que podem mudar essa realidade e estabeleceram como meta o ano de 2030 para que estejam em funcionamento estas reivindicações.

O Petrópolis 2030 listou todas as propostas e entregou ao governo do Estado em reunião dia 14 de abril tendo como interlocutor o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah. Os pleitos apresentados são propostas que, executadas, vão gerar estrutura e ambiente favoráveis a novos negócios e expansão dos já existentes. Elas são focadas em facilidade de acesso à cidade, formação educacional e estrutura para atrair indústrias, por exemplo. Também vislumbram consolidar Petrópolis como ‘marca’ para o Turismo e gerar mais possibilidades ao setor.

As entidades envolvidas têm representantes da Indústria (Firjan), Comércio (Sicomércio, Arte e CDL), Construção Civil (Sindicato da Construção Civil), Confecção (Sindicato da Indústria de Confecção), Tecnologia (Serratec), Hotelaria (Petrópolis Convention, Sindicato da Indústria Hoteleira e ABIH-RJ), Eventos (AssociEventos) e Cervejaria (Associação de Microcervejarias de Petrópolis).

Também fazem parte o MercoSerra, Associação de Guias de Turismo de Petrópolis,  Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis, Conselho Comunitário de Segurança, Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos, Associação Petropolitana de Preservação Ferroviária e o Museu Imperial.

As propostas apresentadas ao governo do Estado:

Transporte e infraestrutura

·         Ligação Bingen- Quitandinha

·         Condomínios Industriais em Áreas de abrangência da BR-040

·         Melhoria no abastecimento de energia

·         Concessão da BR-040

·         Heliporto em Itaipava

·         Expansão do gás natural

Tecnologia

·         Programa de Capacitação e Inclusão em Tecnologia de jovens em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro.

·         Faculdade de Tecnologia

Segurança/Defesa Civil

·         Radar Meteorológico Banda X

·         Segurança Presente

Turismo e Eventos

·         Centro de Convenções de porte médio

·         Eventos em Petrópolis com destaque para o Petrópolis Business 2023

·         Ligação Ferroviária Magé/Alto da Serra

·         Campanha para divulgação da marca Petrópolis para fomentar o turismo

·         Extinção da substituição tributária no setor de cervejaria artesanal

·         Escola do Cervejeiro, em parceria com a iniciativa privada

·         Retomada do espetáculo “Som & Luz” no Museu Imperial

Desenvolvimento Econômico

·         Revitalização da Rua Teresa

·         Criação da Agência de Desenvolvimento Econômico

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.