SUA MAJESTADE, A PIZZA
Por Silvana Coelho –
NO FINAL, TUDO ACABA EM PIZZA
Enquanto me mantenho confinada, seguindo na medida do possível as orientações da OMS, me surpreendi com uma crise de abstinência provocada pelo desejo insaciável de comer uma fatia desta maravilhosa circunferência, adornada com os mais variados recheios. Mesmo me divertindo na cozinha, devo admitir que este não é um dos meus dotes culinários.
Como anteriormente escrevi a respeito do aumento do delivery, decidi sair em busca das pizzarias aqui de Petrópolis, para saber quais estavam fazendo pronta entrega. Enquanto pesquisava, houve três preocupações: se a pizza era saborosa, se os preços não estavam abusivos e principalmente se o serviço oferecido era confiável.
Percebi que muitos que já o executavam, intensificaram suas prontas entregas e os que já tive o privilégio de experimentar e aprovar em situações bem diferentes, implementaram o sistema. De modo a atender a demanda de outros que assim como eu, amam pizza.
É o caso do pizzaiolo Vinicius Paixão que tive a honra de conhecer com seu sócio Thiago Pachá, na ocasião em que eu apresentava um programa de TV, cujo um dos focos era a gastronomia.
Visivelmente apaixonado pelo que faz, suas pizzas, além do sabor incomparável, exalam um aroma que você identifica à distância. Por falar em distância, sorte de quem mora em Itaipava, Pedro do Rio e adjacências, pois é nesta região que seu serviço de pronta entrega acontece.
Maiores informações: Vinícius Paixão (24) 98818-6589
Já que tudo acaba em pizza, decidi pesquisar sua origem, ao contrário do que muita gente pensa, a pizza não foi inventada na Itália. Alguns estudiosos acreditam que foram os egípcios, há mais de 5 mil anos, os primeiros a fazer massa com farinha e água. As primeiras pizzas como conhecemos, foram criadas em Nápoles (Itália), a pedido da Rainha Margheritta. A invenção foi decorada com as cores da bandeira italiana, com tomate, queijo mozzarela e folhas de Manjericão. Até hoje a pizza marguerita é consumida ao redor do mundo, quase do mesmo jeito como foi criada. A maior diferença se dá pela forma de come-la, pois originalmente, a pizza Napolitana era feita para ser comida individualmente e com as mãos.
O DELIVERY DE PIZZA
Por falar em Rainha Margheritta, o proprietário da Pizzeria di Pietro e Basta Cosi, a taverna responsável pela autêntica pizza italiana em Nápoles, Raffaele Esposito, não só elaborou o sabor que homenageia seu nome, como (ainda que casualmente), foi quem implementou o Delivery de Pizza.
Estando em Nápoles, Itália, a Rainha Margheritta, desejava muito provar os pratos do famoso Chef Raffaele, mas para realeza não era bem-visto visitar uma taverna. Preocupado em realizar seu desejo, sem que a mesma ficasse exposta, o Chef teve a ideia de preparar três variados sabores e entregar no estabelecimento o qual ela estava hospedada.
Como agradecimento, a Rainha escreveu uma carta elogiando o sabor da pizza e o serviço prestado. Podemos considerar esta a primeira resenha gastronômica da história, onde se escreve um breve texto avaliando um prato.
Assim, em 1889, nascia um dos sabores de pizza mais consumidos no mundo como também um dos serviços mais utilizados nos últimos tempos, o Delivery.